Ijaci firma convênio com Instituto InterCement pela modernização da gestão municipal

Com o intuito de modernizar a gestão e o planejamento governamental, a prefeitura de Ijaci assinou convênio com o Instituto InterCement que permitirá à prefeitura acesso a consultorias especializadas em processos de gestão, construção de planos e definição de fluxos de atendimento ao cidadão, além de suporte a elaboração de planos específicos. Recentemente, outros dois importantes projetos capitaneados pela InterCement – Na Mão Certa (combate à exploração sexual nas estradas) e Semana do Bebê – passaram por aprovações unânimes da Câmara de Vereadores local e tornaram-se lei na cidade.

A parceria em prol da modernização da gestão visa promover a autonomia e o comprometimento dos órgãos de governo como mecanismos de favorecimento da eficácia, eficiência e efetividade da administração pública. Entre as atividades previstas pela iniciativa está o apoio na elaboração do Plano Plurianual PPA 2018-2021 e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, adequado a especificidades locais e com vistas a oportunidades de atuação em forma consociada com outros municípios bem como a utilização de processos ambientalmente corretos que vão de ações educativas, passando pela coleta ao processo final de destinação.

Com isso, o tema do coprocessamento, isto é, a destinação adequada e sustentável de resíduos sólidos e de passivos ambientais em fornos de cimento, e potencial de utilização na região definida pelo Consórcio de Resíduos Sólidos de Lavras, entre outras iniciativas, passam a ter relevância local.

Para Carla Duprat, diretora do Instituto InterCement, além de colaborar com o desenvolvimento de planos consistentes, participativos, estratégicos e transparentes – tanto na construção técnica dos programas, ações, metas, indicadores e orçamento, quanto na organização, realização e sistematização das audiências públicas e na apresentação ao Legislativo e demais atores locais relevantes – o convênio fortalece as relações da InterCement com a comunidade.


"Acreditamos que o planejamento e a gestão, bem como ferramentas eficazes para a sua realização, são exigências básicas para o bom funcionamento de uma cidade e, dado o nosso envolvimento e comprometimento com Ijaci, queremos colaborar, sempre que possível, com a operacionalização de ações que proporcionem impactos positivos para a comunidade local", afirma a executiva Carla Duprat.


Com duração inicial de 12 meses, o convênio contará com a participação direta do Prefeito, Vice-Prefeito, secretários municipais e respectivas equipes de gestão, vereadores, instituições da sociedade, Comitê de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e demais munícipes.

Semana do Bebê: É um movimento intersetorial e interdisciplinar de valorização da primeiríssima infância no âmbito do município. Ações para toda família, com palestras e oficinas, são realizadas anualmente no intuito de informar e englobar toda a comunidade no crescimento e desenvolvimento de suas crianças e adolescentes. Foi aprovada como Lei Municipal em Ijaci em julho deste ano e entrou para o calendário oficial da cidade. A medida garante a realização da ação, todos os anos, independentemente da gestão da empresa ou do município. O programa, idealizado pela Unicef em parceria com Fundo de Solidariedade Cultura Pastoral da Criança, é realizado pela InterCement Brasil e o Instituto InterCement em Ijaci há 5 anos.

Na Mão Certa: Em julho, o município de Ijaci garantiu por lei a realização anual da Semana Na Mão Certa, iniciativa realizada há sete anos pela InterCement na cidade, em parceria com o Instituto Childhood Brasil, que visa combater a exploração sexual de crianças e adolescentes ao chamar atenção da sociedade para o problema e incentivar a denúncia de casos de abusos pelo Disque 100. A lei garante a contribuição da prefeitura com recursos humanos e financeiros, além de proporcionar uma maior divulgação do evento, e estabelece a obrigatoriedade da realização da Semana Na Mão Certa na última semana do mês de novembro de cada ano.

06/09/17

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال