Esquadrilha da Fumaça se apresenta em Lavras neste sábado

A Esquadrilha da Fumaça — oficialmente, Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) — se apresentará em Lavras neste sábado (15). Segundo a Prefeitura, a apresentação com sete aeronaves A-29 Super Tucano, será às 15h30,  nas imediações do centro de eventos Expolavras.

Será um reencontro após treze anos desde a última demonstração em Lavras. Na última demonstração realizada, em 2006, a Fumaça ainda utilizava os T-27 Tucanos nas cores da bandeira nacional. Desta vez, o público vai acompanhar os 35 minutos de demonstração com as sete aeronaves A-29 Super Tucanos. A equipe realiza a sua apresentação a convite da prefeitura da cidade, alusiva aos 151 anos do município. As aeronaves decolam do aeroporto municipal e se deslocam até o Expolavras, onde acontece a apresentação.

Integrante da Esquadrilha da Fumaça e natural de Lavras, o Tenente Relações Públicas Marcus Lemos conta que decidiu pelo ingresso na Força Aérea Brasileira após uma demonstração na cidade, em 2003: “A forma como a equipe se orgulha de representar o Brasil e o profissionalismo com que trabalham me deram a certeza que eu gostaria de seguir aquele caminho. Hoje, 16 anos depois daquela demonstração na minha cidade natal, me sinto muito feliz em voltar para Lavras, agora representando a equipe e, quem sabe, com a Fumaça, incentivar jovens da mesma forma como eu fui incentivado”.




 História

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952 e, em 1971, suas operações foram transferidas do Rio para Pirassununga, no interior paulista.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da bandeira do Brasil.

14/06/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال