Lavras: Idoso cai no golpe do ‘falso mecânico’ e perde quase 4 mil

Lavras: Idoso cai no golpe do ‘falso mecânico’ e perde quase 4 mil

Um idoso de 71 anos caiu no “golpe do mecânico” e perdeu R$ 3.970,00 em Lavras. O caso aconteceu na última quinta-feira (13). De acordo com a PM, por volta das  11 da manhã, o aposentado procurou os militares informando que estava transitando em seu automóvel, quando um homem se aproximou dizendo que estava saindo fogo da parte traseira do carro, se disponibilizando para ajudar.

Ao estacionar o veículo o idoso foi avisado que o carro necessitava de reparos, informando que ligaria na mecânica de uma concessionária da cidade, a fim de que um técnico fosse até o local resolver o problema.

Assim, outro indivíduo logo se apresentou como o tal técnico e, após mexer na parte de baixo do veículo, disse que havia trocado uma peça e que o valor do conserto havia ficado em R$ 3.970,00.

O idoso então combinou que pegaria o dinheiro com sua esposa, sendo acompanhado do primeiro indivíduo até a sua residência. Lá o suspeito tomou nota dos dados da vítima, preenchendo inclusive um recibo. Enquanto estavam na casa, outro indivíduo teria ligado no telefone residencial se passando por funcionário da concessionária, endossando a necessidade do pagamento, dizendo que pelo fato do veículo ainda estar em garantia, que parte do valor seria ressarcido a eles posteriormente.

De lá o criminoso foi com a esposa da vítima até uma agência bancária onde aguardou no estacionamento. Ao retornar ao estacionamento com o valor, a senhora, de 62 anos, percebeu que além do indivíduo, outros dois homens também aguardavam do lado de fora do carro. Nesse momento ela percebeu que se tratava de um golpe, mas por sentir-se ameaçada pelos indivíduos acabou entregando o dinheiro.

Todos os 3 suspeitos saíram do local a não foram mais vistos. Imagens do circuito de vigilância do local já foram requisitadas pela polícia e auxiliarão na identificação dos marginais. Até  a data desta publicação, ninguém foi preso.

Cuidados para evitar cair nesse tipo de golpe

A Polícia Militar orienta aos familiares que conversem com os idosos alertando-os quanto a necessidade de sempre desconfiarem de pessoas estranhas. Os golpistas não demonstram perigo eminente, e por isso, todo indivíduo estranho que os abordem, seja na rua ou na porta de casa, pode ser um infrator em potencial. A ideia não é gerar medo, mas sim, despertar em nos idosos maior prudência no trato com desconhecidos.
  • Evitem conversar com pessoas estranhas que os abordem contando histórias. Nunca dê a eles detalhes da vida pessoal.
  •  Nunca trate por telefone com desconhecidos assuntos envolvendo quantias em dinheiro ou questões familiares.
  •  Nunca aceite serviços que não solicitou.
  •  Nunca pague de imediato por serviços que você não tem a comprovação que foram prestados.
  •  O carro quebrou? Não deixe ninguém mexer no veículo. Disseram que o carro quebrou? Caso não tenha constatado nada de irregular, dirija até sua casa e lá contate o mecânico de sua confiança.
  •  Se precisar de empréstimo, procure bancos e instituições financeiras já conhecidas no mercado.

Está em dúvidas se está caindo em um golpe? Afaste-se da pessoa, procure um lugar seguro ou movimentado e acione a PM através do 190.

* Com informações das Ascom 8º BPM

■ 18/06/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال