Foto: UFLA/divulgação |
A Universidade Federal de Lavras (Ufla), deu início ao retorno gradual das atividades presenciais nesta segunda-feira (14). Para esta nova etapa, o Conselho Universitário da Ufla decidiu que não será exigida a apresentação do comprovante de vacina para entrada no campus e também para a participação nas atividades acadêmicas e administrativas.
Segundo a universidade, a proposta pela obrigatoriedade do passaporte vacinal foi discutida e deliberada em reunião, tendo 24 votos contrários, 10 favoráveis e nenhuma abstenção entre os participantes. Ainda de acordo com a Ufla, a decisão se baseou em um parecer da Procuradoria Federal, que apontou a impossibilidade de exigir comprovante de vacinação dos estudantes da universidade sem lei prévia do poder legislativo.
A Ufla também informou que em um levantamento feito pela universidade aponta que 95% da comunidade universitária já está completamente imunizada contra a Covid-19. O avanço da vacinação no município e a redução dos graves da doença também foram levados em consideração no momento da votação por parte do Conselho Universitário.