Governo de Minas entrega veículos para a Polícia Militar de Lavras

Governo de Minas entrega veículos para a Polícia Militar de Lavras
Foto: Marco Evangelista / Imprensa MG

O governador Romeu Zema e o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, participaram, na quarta-feira (15), em Divinópolis, do evento de entrega de veículos para a Polícia Militar de Minas Gerais. 

São 29 novas viaturas para reforçar o policiamento e nove para atender os Colégios Tiradentes de Divinópolis, Bom Despacho e Lavras. No total, serão contemplados 21 municípios da 7ª Região da Polícia Militar (RPM), sediada em Divinópolis, e da 6ª RPM, com sede em Lavras. Foi feito um investimento de R$ 3,5 milhões com recursos do Estado e emendas parlamentares para a aquisição dos veículos entregues.

"Estamos procurando manter as viaturas dentro de um período de vida útil adequado para que os policiais não comecem a enfrentar problemas com carros antigos. Em todo o estado, o Governo de Minas também está investindo em equipamentos, armamento, a digitalização dos canais de rádio e treinamento de mais de 1.200 novos policiais", afirmou o Romeu Zema.


Queda na criminalidade

Nos últimos anos, Minas Gerais registrou queda nos índices de criminalidade e passou, em 2021, a ser o estado mais seguro do Brasil. O governador falou sobre os reflexos dos resultados positivos da Segurança Pública em outras áreas.

"A queda da criminalidade tem sido de fundamental importância para que o estado continue atraindo investimentos, criando oportunidades e também mais esperança para o povo mineiro. Estamos aqui dando mais um passo para que Minas continue sendo o estado mais seguro. Não estamos satisfeitos, queremos ainda menos homicídios e menos crimes violentos. No que depender do Estado, novos investimentos serão feitos para que continuemos a trilhar esse caminho", afirmou Zema.


Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional 


Durante o evento, também foi anunciada a implantação do Programa de Inclusão de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) em Divinópolis. O objetivo do programa é promover a inclusão social de homens e mulheres que deixaram o sistema prisional, oferecendo capacitações profissionais para que eles tenham uma fonte de renda após o retorno para a sociedade. Também há ações com os familiares visando o fortalecimento dos vínculos de apoio. 

A expectativa é a de que sejam atendidos, em Divinópolis, 300 egressos por ano. Os trabalhos do PrEsp no município serão feitos na Unidade de Prevenção à Criminalidade (UPC), inaugurada em maio deste ano.

De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, o índice de reincidência de egressos no Brasil é alto, por isso é fundamental que o Governo desenvolva ações para contribuir com a ressocialização.


"Temos que fazer de tudo para que quem já cumpriu a pena não volte a cometer um crime e essa é a finalidade do PrEsp. Isso faz parte da segurança pública, evitar que o egresso seja um reincidente. Se o Estado não tiver essa visão, a tendência é criminalidade crescer. Creio na ressocialização e queremos fazê-la acontecer", disse Greco.


O programa é executado em Minas Gerais desde 2003. Outros 16 municípios já contam com a atuação do PrEsp. No ano passado, foram atendidos 4.379 egressos em todo o Estado e mais de 16 mil atendimentos.

O comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Rodrigues, também acompanhou o governador em Divinópolis.


Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال