Adolescente é internada com meningite em Lavras

Adolescente é internada com meningite em Lavras

Uma adolescente de 12 anos está internada com meningite em Lavras. A jovem é moradora de Luminárias, onde buscou o primeiro atendimento e foi transferida para o Hospital Vaz Monteiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Luminárias, a adolescente recebeu atendimento médico em Luminárias no sábado (8) e foi levada para a unidade de pronto atendimento (UPA) de Lavras um dia depois.

No local, a jovem passou por exames que constataram os sintomas da doença, entre eles a rigidez na nuca. Com a confirmação da doença, ela foi transferida na terça-feira (11) para o Hospital Vaz Monteiro, onde está internada em isolamento.

A secretaria de Saúde da cidade destaca que foi realizado rastreamento para identificar todas as pessoas que tiveram contato próximo com a adolescente.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), de janeiro a setembro deste ano, foram registrados 617 casos confirmados e 92 óbitos de todas as etiologias que causam a meningite em Minas Gerais. Em 2021, foram 522 casos e 50 óbitos.


Meningite: o que é, como ocorre a transmissão 


A meningite é provocada pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal (meninges). Ela pode ser causada por vírus, bactérias, fungos ou parasitas e as complicações podem levar o indivíduo a ter sequelas e ao óbito. A doença, considerada endêmica no Brasil, acomete pessoas de qualquer idade, mas o maior risco é para crianças menores de cinco anos. Por esse motivo, o esquema vacinal é iniciado logo após o nascimento do bebê.

A meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Pode ser por meio de tosse, espirro ou secreções eliminadas pelo trato respiratório (nariz e boca). 


Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال