Região de Lavras poderá receber chuvas severas

Região de Lavras poderá receber chuvas severas
Foto: Pexels-Pixabay

A Prefeitura de Lavras, através da Defesa Civil, informa que a cidade está em área do Estado com chances de receber chuvas severas e rajadas de vento, nesta quarta-feira (9/11) e quinta-feira (10/11).

Segundo dados do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), através do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), Lavras encontra-se hoje na área classificada como Nível 2 e o principal fator de risco nesta área será tempestades e supercélulas de longa duração capazes de produzir granizo de diâmetro grande (4 – 6 cm) e com acumulação. As tempestades também produzirão rajadas de vento severas e chuva torrencial.

No nível 2 o ambiente é de alto cisalhamento, o que incentiva a formação de temporais. Espera-se convecção discreta e profunda com formação de tempestades severas. A convecção é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas. 

Esse fenômeno está previsto para as mesorregiões, porção sudoeste da Norte, Central, porção centro/sul da Metropolitana, grande parte do Sul de Minas, Zona da Mata, Oeste, Campo das Vertentes e extremo sul da Central. Microrregiões em destaque: Bom Despacho, Divinópolis, Bambuí, Piumhi, Lagoa da Prata, Formiga, Alfenas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, Itajubá, São Lourenço, Andrelândia, Lavras, São João del Rei, Oliveira, Barbacena, Ubá, Cataguases, Ouro Preto, Ponte Nova, Viçosa, Muriaé, Belo Horizonte, Campo Belo, Varginha, Conselheiro Lafaiete, Itaguara.


Recomendações da Defesa Civil em caso de granizo:

 

  •  Escolha um local seguro para se abrigar da chuva torrencial que poderá acompanhar ao granizo;
  •  Não se abrigue debaixo de árvores, pois há riscos de quedas;
  •  Tenha cuidado com construções mal acabadas ou construídas. Procure abrigar-se em locais seguros resistentes a fortes ventos, onde não há riscos de destelhamentos;
  •  Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes.
  •  Evite engarrafamentos em ruas e avenidas que foram afetadas pela chuva de granizo.


Em caso de emergência:

 

Durante o horário comercial as pessoas devem ligar para a Defesa Civil através do telefone 199  e (35) 3694-4064. O cidadão também pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros através do 193, Samu pelo 192 ou 190 para a Polícia Militar. 

Para quem quiser receber alertas da Defesa Civil por SMS é só enviar seu CEP (sem hífen e sem espaço) para o número 40199. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال