UFLA define novo calendário universitário e data para volta às aulas


O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em reunião extraordinária realizada nesta quarta-feira (3/7), aprovou os novos calendários letivos, deliberando pelo retorno das aulas de graduação e pós-graduação Stricto sensu (2024/1) a partir de 8 de julho. 

A decisão vale para os câmpus Lavras e Paraíso. 

Os calendários estavam suspensos desde 5 de maio, por meio da Portaria Reitoria nº 281, referendada pelo CEPE, por unanimidade, em reunião no dia 16/5. 

Como reforçado pelo reitor e presidente do CEPE, professor José Roberto Scolforo, os novos calendários consideraram minimizar os impactos para a comunidade universitária, em especial os estudantes, com vistas à manutenção da qualidade do ensino, da pesquisa e extensão. As deliberações levaram em consideração ainda especificidades e demandas dos diferentes segmentos. 


Graduação


O primeiro período letivo (2024/1) da graduação terminará em 6 de setembro. O período letivo 2024/2 terá início no dia 30 de setembro e término em 14 de fevereiro, com recesso previsto para o período de 23 de dezembro a 3 de janeiro. O primeiro semestre letivo de 2025 começará em 10 de março, com a normalização do calendário acadêmico.

Atendendo ao pedido dos estudantes, não haverá atividades avaliativas na primeira semana de aula. Em casos de impedimento de retorno nas duas primeiras semanas de aula, o estudante poderá solicitar abono de faltas, desde que devidamente comprovadas, com solicitação no Sistema Integrado de Gestão (SIG). 

O CEPE também aprovou, em regime de excepcionalidade para 2024/1, a possibilidade de trancamento parcial de componentes curriculares até a última semana de aula, antes das avaliações finais. Também será garantido o regime especial às mães e pais solos de crianças até 12 anos nos períodos de férias escolares. 


Pós-Graduação


Para a Pós-Graduação as aulas do primeiro semestre letivo (2024/1) terminarão em 30 de agosto. Serão quatro semanas de recesso e o segundo semestre letivo (2024/2) inicia-se em 30 de setembro, juntamente com a graduação. Haverá um recesso de duas semanas, entre 23 de dezembro e 3 de janeiro, retornando as atividades em 6 de janeiro. 

O período encerra-se em 24 de janeiro, já que na pós-graduação a previsão são de 15 semanas de atividades. O período 2025/1 terá início com a graduação, em 10 de março.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال