Pacientes não emergenciais lotam pronto-socorro e prejudicam atendimento

A população de Lavras sofre com o pronto-socorro lotado. Isso acontece, principalmente, porque cerca de 80% dos 350 pacientes atendidos por dia na Unidade Regional de Pronto Atendimento (URPA) não são de emergência. São pessoas que não precisam de tratamento imediato ou de urgência e poderiam ser atendidas em postos de saúde. Dos nove pacientes que passaram pela URPA, durante o período de uma hora e meia em que a reportagem estava no local, nenhum deles precisava de atendimento de emergência.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, não existe nenhuma campanha para informar os pacientes sobre o funcionamento dos Pronto Atendimentos, mas desde o ano passado a Secretaria estabeleceu que toda unidade conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS) deve aderir ao Protocolo de Manchester, que é um sistema de triagem e classificação de pacientes, de acordo com o risco de morte. O Secretário Municipal de Saúde de Lavras, José Mourão, admite que existem falhas no serviço de saúde oferecido aos pacientes do SUS, como falta de médicos. Para ele, outro problema seria a falta de informação para as pessoas.

Classificação

De acordo com o Protocolo de Manchester, pacientes de emergência apresentam os seguintes sintomas: vômito, perda de consciência, intoxicações, tentativa suicídio, parada cardiorrespiratória, queimaduras, crises convulsivas, hipertensão e vítimas de acidentes. Já os pacientes de urgência, são aqueles que têm doenças como diabetes, pessoas com febre alta (entre 39° e 40°), com náuseas, desidratação, ou quem foi atacado por animais peçonhentos.

06/07/11

Fonte: Eptv

Postar um comentário

  1. É verdade que muita gente procura o PA sem necessidade de urgência mas também é verdade que muita gente só se desloca até lá porque não encontra médico nos postos de saúde ou PSFs.

    ResponderExcluir
  2. Eu mesma ja passei muita raiva dentro daquele P.A. depois vem os politicos dizer que Lavras tem uma saúde pública "primeiro mundo". aaah vá!

    ResponderExcluir
  3. Nilton César19/8/13 13:20

    Essa história de que o Cherem ta querendo acabar com a URPA é verdade ou só boato??

    ResponderExcluir
  4. É VERDADE. EM SEGUIDA ELE VAI FECHAR AS ESCOLAS E A UFLA E DEPOIS A COFAP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem falar que ele está vendendo o Batalhão, o Corpo de Bombeiros e a igreja matriz.

      Excluir
  5. Atenção: dia 13 de dezembro vai rolar uma degola geral na saúde. Contratados...aproveitem os últimos dias...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال