Pesquisador da Ufla fica em 2º lugar no Prêmio Jovem Cientista

Um pesquisador da Universidade Federal de Lavras vai receber das mãos do presidente Lula o prêmio pelo 2º lugar no Concurso Jovem Cientista, promovido pelo governo federal e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPQ. Ele conseguiu reaproveitar as sobras da produção de biodiesel, um combustível ecológico, mas que deixa resíduos.

Há sete anos o pesquisador Francisco Guilherme estuda as reações do biodiesel. Durante esse tempo Francisco desenvolveu um catalisador, um reagente capaz de modificar os elementos químicos das sobras do biodiesel. Na verdade o que ele queria era encontrar uma utilidade para esses resíduos. Da mistura do catalisador com o resíduo de glicerina, o pesquisador encontrou dois elementos: um é o ácido acríclico, usado na produção de fraldas descartáveis e tintas; o outro é um aditivo, que melhora o rendimento e diminui a poluição causada pelos combustíveis.

A fórmula, que já foi patenteada, chamou a atenção de empresas nacionais e multinacionais. A premiação acontece no dia 17 de novembro em Brasília.

28/10/10

Postar um comentário

  1. Enquanto isso, os funcionários da UFLA, roubam grama...

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال