Profissionais de saúde e debatem prevenção e controle da dengue em Nepomuceno

A prefeitura de Nepomuceno, através da Secretaria de Saúde, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, promoveu um importante encontro com os médicos do município e região, na tarde de quinta-feira (15). Na ocasião, os profissionais da saúde foram orientados sobre como diagnosticar e proceder em casos de suspeita de dengue nos pacientes da rede de saúde.

A palestrante foi a médica Liliane Faria Bernardes, Referência Técnica em Dengue pela SRS de Varginha. Ela conduziu o encontro de forma a demonstrar na prática o que acontece com os pacientes que chegam aos consultórios médicos e reclamam de dores abdominais e outros sintomas, que possam caracterizar a doença.

Encontro sobre prevenção e controle da dengue reuniu profissionais de saúde

Liliane também informou sobre a maneira adequada de orientar os usuários quanto ao uso de medicamentos para controlar a dengue, em caso de confirmação da doença. O objetivo do encontro foi esclarecer um pouco mais sobre a dengue e informar sobre o tratamento, para que futuras complicações sejam evitadas.

“Foi uma palestra muito importante e valiosa. A palestrante trouxe muitas informações preciosas. No momento não temos nenhum caso da doença no município, mas precisamos estar atentos para evitar a ocorrência de um surto, o que pode causar muitos transtornos para a população”, comentou Dimas Antônio Ribeiro, médico do PSF Rural de Nepomuceno.

De acordo com a enfermeira da Policlínica, Merce Beatriz Botelho Dionisio, há uma grande preocupação do município em relação à prevenção e ao combate à dengue. “Por isso esse encontro foi promovido. Os médicos agora precisam estar mais atentos, pois nesse período chuvoso a proliferação dos mosquitos é maior e as suspeitas tornam-se mais frequentes”, afirmou.

No ano passado, mais de 10 mil residências foram visitadas por nove agentes da dengue em Nepomuceno. Eles recolheram centenas de larvas e apenas um caso foi constatado, sendo que outros sete foram descartados. Nesse ano, o trabalho continua e até o momento nenhum caso da doença foi confirmado.

16/03/12

Fonte: Ascom Prefitura  Nepomuceno

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال