-->

Cavalaria do 8º BPM de Lavras recebe novos cavalos

O Grupamento de Polícia Montada do 8º BPM recebeu 04 potros para reforçar o policiamento montado em Lavras e região.

cavalaria

Os potros “Valioso”, “Viçoso”, “Veneza” e “Quiron” têm somente 03 anos de idade e são da raça Brasileiro de Hipismo, apresentam as pelagens baia e castanha.
Eles foram cedidos pelo Regimento de Cavalaria Alferes Tiradentes de Belo Horizonte. O grupamento montado pertence à Companhia Tático Móvel sediada em Lavras.

O cavalo da raça Brasileiro de Hipismo, por suas características morfológicas e psíquicas, reúne as características necessárias para as atividades de policiamento montado desenvolvidas pela PMMG. Essa raça foi desenvolvida a partir do cruzamento das raças mais aptas aos esportes hípicos, principalmente as raças Puro Sangue Inglês, a Hanoveriano, a Westfalen, a Holsteiner, a Trakehner e a Sela Francesa, entre outras.

O grande porte, a boa estrutura óssea, a boa índole e a andadura trote, são exigências físicas essenciais para um bom cavalo de policiamento, e estes foram os parâmetros básicos para a escolha da raça. O Grupamento de Cavalaria hoje possui um plantel de 10 cavalos que recebem assistência médico-veterinária através de parceria com a UFLA.

A modalidade, Policiamento Montado, apresenta algumas vantagens em relação ao policiamento a pé e motorizado, o cavalo, por seu porte físico, infunde respeito às pessoas, sendo fator de maior sucesso nas ações preventivas e repressivas.

Em recente estudo realizado na Real Polícia Canadense, destaca-se em que na situação de distúrbio civil, cada policial montado representa 10 homens a pé, reduzindo a possibilidade de confronto pelo efeito psicológico causado.

27/04/12

Fonte: Ascom 8º BPM

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: