Prefeito Silas Pereira anuncia secretariado

O novo prefeito de Lavras, Silas Costa Pereira (PSDB),  anunciou nesta quarta-feira  os nomes que comporão o seu secretariado. Entre os nomes anunciados está o de Leandro Lazzarini Moretti que renunciou ao cargo de vereador e agora vai ocupar o cargo de Secretário de Assuntos Rurais no governo Silas. Alguns nomes anunciados pelo novo prefeito ocuparam cargos importantes na administração da ex-prefeita Jussara Menecucci, caso de José Eustáquio Cardoso  e José Mourão Lasmar.

Outro nome bem conhecido dos lavrenses é o do ex-prefeito João Batista Soares da Silva que ocupará o cargo de Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico.

Confira os nomes do secretariado:

José Eustáquio CardosoSecretário de Governo e Relações Institucionais - natural de Belo Horizonte, 52 anos. Há 48 anos residente em Lavras. Iniciou sua vida profissional nas Casas Vitória, onde trabalhou por vinte anos, sendo os últimos sete como gerente da Loja W13. Atualmente é Empresário, proprietário da loja IMPAKTO, Presidente da CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas de Lavras, Presidente da ACIL – Associação Comercial e Industrial e de Prestadores de Serviço de Lavras. Experiência de oito anos na Administração Pública Lavrense como secretário de Bem Estar Social, Secretário de Governo, Ouvidor Municipal e Secretário de Comunicação.
Medalha Alferes Tiradentes da PMMG em 2014.

Flávio Rivelli MesquitaSecretário da Fazenda - natural de Lavras, 37 anos, licenciado em Matemática, bacharel em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração Pública e gerência de cidades. Iniciou sua carreira como fiscal de rendas.

Aprovado em concurso público pela prefeitura de Lavras em 1995. Foi chefe, e posteriormente, gerente do departamento de fiscalização do município. Atualmente é fiscal de rendas na prefeitura municipal de Lavras.


Amaryllis Maria Pereira de Pádua Castro Secretária de Educação - natural de Lavras, filha de Cláudio Macieira de Pádua e Maria Francisca Pereira de Pádua. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário de Lavras – UNILAVRAS.

Exerceu suas funções de educadora nas Escolas Municipais Oscar Botelho, Doutora Dâmina e Álvaro Botelho, onde atuou como Gestora nos últimos oito anos. Casada com Sílvio César de Castro, é mãe de Amanda e Cláudio.

Geraldo Alves Sant’Ana Ouvidor Municipal - natural de Abre Campo, 62 anos de idade, há 17 reside em Lavras. Casado com Joana Darc há 39 anos, tem duas filhas. Eletricitário, teve a CEMIG como sua única empregadora, onde trabalhou por 25 anos nas áreas de segurança industrial e mecânica de manutenção de Usinas térmicas e hidroelétricas. Eleito em dois mandatos, foi Diretor de Interior e Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Aposentados da Cemig, AEA MG. Na administração pública trabalhou oito anos como Chefe de Departamento do Centro Vocacional Tecnológico de Lavras - CVT. Atualmente trabalha na área de Turismo, promovendo e organizando viagens e excursões.


Rogério do Nascimento Giranda Secretário de Meio Ambiente - 46 anos, natural de Barra Mansa. Residente em Lavras há 27 anos, é formado em Engenharia Agrícola pela Escola Superior de Agricultura de Lavras, hoje denominada UFLA, onde cursou também o Mestrado. Além de empresário, há 13 anos exerce a função de Professor Universitário, destacando sua atuação em cursos de pós-graduação como docente em diversas disciplinas voltadas ao saneamento básico e meio ambiente. Possui experiência de mais de 20 anos na Administração Pública e Privada, onde assumiu diversos cargos e exerce, ainda, o trabalho de consultor em gestão ambiental.

José Mourão Lasmar Assessor da Controladoria - natural de Lavras, 49 anos, casado, 03 filhos, membro da Segunda Igreja Presbiteriana de Lavras. Formado em Administração de Empresas (Instituto Presbiteriano Gammom), com Pós-graduação pela Universidade Vale do Rio Verde. Lecionou em vários cursos de Administração de Empresas, no Instituto Presbiteriano Gammom e em várias outras entidades educacionais da região. Servidor efetivo, concursado desde 1990 como Administrador de Empresas. Ocupou vários cargos Comissionados na Prefeitura Municipal de Lavras, entre eles: Presidente da Comissão de Licitação, Secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Secretário Municipal de Planejamento, Secretário Municipal de Saúde, Assessor de Controle Interno e outros. Assessorou várias prefeituras da região.

Álvaro SadAssessor de Comunicação - Jornalista, Escritor, Locutor e Palestrante Profissional. Atuou como Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Secretário Municipal de Comunicação, Chefe de Cerimonial, Assessor de Gestão de Pessoas da Prefeitura de Lavras e Professor de Cursos de Extensão de Técnicas para Falar em Público – Oratória, do Unilavras. Ministra treinamentos de formação profissional em diversas empresas de Lavras e região. Proprietário da Academia do Sucesso, especializada em cursos de formação profissional e pessoal.



João Batista Soares da Silva Assessor Especial de Desenvolvimento Econômico - casado com Maria Lidia, Engenheiro agrônomo, Mestre, pós-graduado em Administração, em reforma agrária e assentamento; Advogado. Trabalhou na EMATER, no IBC, professor aposentado da UFLA. Consultor da ONU/FAO (2004/05). Tem cursos de especialização em melhoramento de solos no Cairo – Egito, e em desenvolvimento regional em Berlim-Alemanha. Coautor do livro Cultura de café no Brasil. Consultor agropecuário. Foi presidente do Rotary Club Lavras - Sul, do CODEMA e da Associação dos Municípios do Alto Rio Grande. Fundador e presidente da Cruz Vermelha filial Lavras. Fundador da ABRAÇO - Lavras. Foi vice-prefeito e prefeito de Lavras por dois mandatos. Diplomado 2º suplente de deputado estadual.

Celso AndradeSecretário Adjunto de Regulação Urbana - filho de Alcides Sebastião de Andrade (militar reformado) e Germana de Carvalho Andrade. É casado com Andréa Maria Terra Andrade (pedagoga). Formado em Engenharia Agrícola pela UFLA em 1983, licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas e Matemática pelo UNILAVRAS. Trabalhou em Ponta Porã – MS, durante cinco anos, na empresa Cia Agrícola e Pastoril, sendo responsável por construção civil e manutenção da empresa nas áreas: elétrica, telefônica, rádio e outros. É funcionário público municipal desde 1992, sempre trabalhando na secretaria de obras. Na gestão anterior, foi secretário de Regulação Urbana e Meio Ambiente.

Elenita Andrade de Abreu Gomes Secretária de Desenvolvimento Social - natural de Ribeirão Vermelho, 62 anos, casada, normalista, com vários cursos e treinamentos em gestão pública, para atuação em programas oficiais de assistência social. Atuou como gestora de programas sociais na Prefeitura Municipal de Lavras de 2001-2004, coordenando vários Programas Sociais, incluindo os trabalhos de Cadastramento Único que deram início aos programas de transferência de renda por meio do Bolsa Escola, Bolsa Alimentação e Vale Gás.

Eduardo Michel Jeha - Secretário de Obras - natural de Belo Horizonte, 65 anos, graduado em Engenharia Civil e Engenharia Econômica. Entre 1976 e 2012 atuou na CASEMG como Fiscal, Gerente, Diretor e Presidente da companhia. Diretor Administrativo e Geral do DEMAE - Departamento Municipal de Meio Ambiente, Água e Esgoto de Barbacena, no período de 2009 a 2012. Na iniciativa privada, trabalhou como estagiário, orçamentista e construtor, sendo que, de 1976 até 2012 no exercício de sua vida pública, acumulou uma experiência de 36 anos à frente da esfera pública. Atualmente atua no ramo de administração de imóveis, como gestor na área de Condomínios comerciais.

Marcelo Barbosa SabatoAssessor Jurídico - advogado, especialista em Direito Público, membro da Assessoria Jurídica do Município de Lavras no período de 2009 a 2012, assessor e consultor jurídico a membros do Poder Legislativo e empresas do Município de Lavras e região. Advogado militante nas áreas do direito público, civil, empresarial e trabalhista. Sócio do escritório Sabato Advocacia - Sociedade de Advogados.


Antonio César de Pádua Secretário de Administração - 70 anos, nascido em Lavras, filho de José de Pádua e Julieta Aurélia de Pádua. Advogado, foi gerente industrial na Metalúrgica Matarazzo, Metalúrgica Mardel, Cofap, Ciclope Automotive, Assessor Administrativo da Administração municipal de Lavras de 1983/88. Advogado da Amalg em 1989, Assessor de Planejamento Estratégico, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e Tecnológico, Secretário de Obras e Serviços Públicos, Assessor da Prefeitura de 2005/12. Membro da Academia Lavrense de Letras, Conselheiro da 17ª Subseção da OAB de Lavras, Confrade da SSVP, advogado militante na comarca.

Camilo Martins AndréChefe de Gabinete - Técnico em Contabilidade – (CNEC) 2º Grau – Licenciatura em Pedagogia (Uniderp/Anhanguera), Assistente Administrativo\Financeiro na Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão – FAEPE por 12 anos - Associação dos Professores da UFLA - ADUFLA- como Auxiliar de Contabilidade por sete anos. Prefeitura Municipal de Lavras - Secretaria Municipal de Obras, como Chefe de Departamento de 2005 a 2008 – Gerente, no Gabinete da Prefeita, de 2008 a 2012.


Ricardo Carvalho Pacheco Secretário de Esportes, Lazer e Turismo - Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Sorocaba – 1981. Especialização “Lato Sensu” Bases Científicas e Modernas do Basquetebol pela Universidade Gama Filho em 1991. Coordenador de Esportes e Técnico de Basquete do LTC, de 1982 a 1999. Professor Titular de Esportes Coletivos III (Basquete) na Faculdade Presbiteriana Gammon desde 1991. Secretário de Esportes da cidade de Lavras, de 1991 a 1992. Coordenador e Professor de Educação Física da CENEC / LAVRAS - 1999 a 2007. Criador e Coordenador do Projeto Arremesso para um Novo Horizonte, Prefeitura de Lavras – 2007 a 2014. Honrarias: Titulo de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Lavras – 1994. Prêmio Mérito Esportivo de Lavras – 2000. Prêmio Bom Exemplo 2013 – TV Globo Minas, Jornal O Tempo, Fundação Dom Cabral e FIEMG.

Gilson José Fonseca Pereira Secretário de Defesa Social e Trânsito - filho de José Delvani Pereira e Iza Fonseca Pereira. Formado em Gestão Ambiental. Major da Reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, onde atuou como Comandante de Fração de Polícia de Meio Ambiente e de Trânsito Rodoviário. Chefe de Seção de Planejamento Operacional e Chefe de Seção de Orçamento e Finanças. É casado com Rozana Mirian Tito Fonseca e pai de Lenina Tito Pereira, Renato Tito Pereira e Alan Tito Pereira.

Wilson Rodrigues RibeiroLicitações - natural de Campanha, MG. Reside em Lavras há 37 anos. Casado com Kátia Cristina Luz. Formado em Direito pela FADIVA (Faculdade de Direito de Varginha). Atuou como ferroviário no Controle de tráfego em Lavras, de 1977 a 1988, quando assumiu a Assessoria Jurídica da REDE Ferroviária Federal em Belo Horizonte, onde permaneceu até 1996. Retornou a Lavras em 1997, tendo assumido a Assessoria de Licitações da Prefeitura Municipal, no período de 2005 a 2012. Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Ijaci.

Eduardo Antonio Pinto Campelo Secretário de Planejamento e Gestão - 68 anos, formado em Economia e Administração pela PUC-MG, com especialização em Comércio Agrícola Internacional pela UNA/Ministério das Relações Exteriores, em Planejamento Agrícola pela Sociétè d´Études de Developpement Economique et Social(Paris), em Consultoria Organizacional pela Universidade de Brasília e em Gestão da Qualidade Total pela Fundação Cristiano Ottoni. Campelo, como é mais conhecido, formou-se em 1972 e desde essa época tem ocupado relevantes cargos em órgãos federais e estaduais. Foi Secretário de Controle Operacional do Ministério da Agricultura, Presidente da Prodemge – Cia. de Informática de Minas Gerais; Coordenador de Assuntos Econômicos e posteriormente Secretário-adjunto de Agricultura de Minas Gerais e Diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária. Recentemente integrou a equipe que desenvolveu o capítulo da Agropecuária: estrutura, dinâmica e fatores de competitividade do projeto Minas Gerais no Século XXI e coordenou o setor de agronegócio do Projeto Cresce Minas da FIEMG. Além disso, prestou consultoria à Pacific Consultants International e BID na missão de propor linhas de ação para o desenvolvimento da agricultura na região de Tumbes (Peru) e Puyango (Equador) e, mais recentemente, prestou serviço à Companhia Vale no diagnóstico das condicionantes agropecuárias no projeto de carvão mineral em Moçambique e no desenvolvimento agropecuário da região do projeto Aços Laminados do Pará (ALPA). Foi agraciado em 2013 com o VII Prêmio Minas Gerais de Desenvolvimento Econômico da Associação dos Economistas. Integrou missões oficiais de coordenação de programas de qualidade de alimentos, controle da produção agropecuária, certificação de qualidade e reconhecimento de origem de alimentos e bebidas. Foi fundador e primeiro presidente do ProCachaça, projeto mineiro de valorização da Cachaça de Minas. Assumirá em outubro de 2014.

Maria Cármen Amarante BotelhoSecretária de Saúde – natural de Lavras, graduada em Engenharia Agrícola pela Ufla em 1985. Especialização em Administração Hospitalar na Universidade de Ribeirão Preto, 1999, e pós-graduação em Gestão Empresarial Avançada pela Fundação Armando Alves Penteado, São Paulo, 2001. Cursou Gestão em Saúde Pública na Universidade Federal de Minas Gerais, Fundação Getúlio Vargas e Faculdade de Saúde Pública São Paulo. Diretora Superintendente do Consórcio Intermunicipal de Saúde, do Vale do Ribeira, São Paulo, de 2001 a 2013. Assumirá em outubro de 2014. Responderá Interinamente pela Secretaria, Rafael Vilhena Reis Júnior.

Leandro Lazzarini Moretti Secretário de Assuntos Rurais - nasceu em São Bernardo do Campo, SP em 22/11/1978. Morou e estudou nos EUA, nos anos de 96 e 97, onde cursou o 2º grau - Alma High School, em Wisconsin. Cursou Direito na Universidade Paulista e Medicina Veterinária na Universidade de Alfenas. Enquanto estudava Veterinária, assumiu os trabalhos e a Gerência da fazenda de sua família em Ingaí/MG. Trabalhou com a Cafeicultura, plantações de feijão, milho, soja e também com pecuária extensiva. Permaneceu por 10 anos e desligou-se no ano de 2011, trabalhando sempre com alta tecnologia. Eleito Produtor rural (destaque de 2008) em Lavras e Destaque mineiro na agricultura (2009). É empresário no ramo da Construção Civil. No ano de 2012, elegeu-se Vereador na cidade de Lavras. Pautou-se sempre pela moralidade, ética e renovação na política.

Paulo Bastos Boa Nova - Secretário de Cultura - bacharel em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela UNI-BH. Trabalhou como repórter e redator na editoria de Cultura dos jornais Estado de Minas e O Tempo, em Belo Horizonte, além de colaborar para revistas. Foi editor-assistente da revista Patio, do Shopping Patio BH. Atuou também como profissional freelancer na área, fazendo assessoria de imprensa de diversos eventos culturais na capital e eventos itinerantes pelo interior de Minas. Trabalhou ainda como assessor de comunicação no Governo de Minas Gerais (Seplag) e como coordenador de comunicação na Prefeitura de Belo Horizonte (Secretaria de Saúde). Assumirá em outubro de 2014.

17/09/14
Postagem Anterior Próxima Postagem