--> Produtor rural é flagrado em prática de desmate em Luminárias - O Lavrense

Produtor rural é flagrado em prática de desmate em Luminárias

A Polícia Militar de Meio Ambiente flagrou a prática de desmate, sem autorização, realizada por produtor rural em Luminárias. O desmate foi realizado na encosta de um morro, local protegido pela lei ambiental brasileira. Foram cortadas árvores de pequeno e médio porte.

Policia Ambiental autuou responsável por desmatamento ilegal em Luminárias. Fotos: João Bosco.
A área total de desmate é de aproximadamente 02 hectares, com inclinação superior a vinte e cinco graus. No local a fiscalização encontrou um rendimento lenhoso de 25 estereos.

Ainda segundo  os militares, o produtor rural foi autuado ambientalmente pelos crimes capitulados na Lei 12.651 e 9.605, não podendo utilizar a área até a regularização junto ao órgão ambiental. O material lenhoso ficou apreendido. O valor das multas não foi divulgado pela corporação.


Cálculo de volume de madeira


Você conhece as medidas volumétricas utilizadas para a exploração de madeira? O que significam metro cúbico (m³), metro estéreo (st) ?

Antes de mostrar a tabela de conversão, vamos ver o que significa cada medida volumétrica:

Metro estéreo (st): trata-se de uma pilha de madeira com 1 metro de comprimento, 1 de largura e 1 de altura com espaços vazios entre as peças, ou seja, elas não se encaixam precisamente.

Metro cúbico (m³): madeira empilhada nos mesmo moldes (1 m de largura x 1 m de comprimento x 1 m de altura) sem espaços vazios, onde as peças (tábuas, dormentes, vigas, etc) se encaixam com perfeição.

Assim, a conversão de árvores nativas em produtos é, em média, a seguinte:

Balancins
Lascas ou postes
Esticadores ou firmes
Mourões ou palanques
Esteio
Dormentes
1 m³ de árvore nativa rende...
900
58
13
4
1,7
14,2
Veja na tabela quantas árvores nativas são necessárias para preencher os volumes listados abaixo:
1 st em formato de lenha 1 m³ em formato de tora 1 m³ em formato de lenha 1 m³ em formato de dormentes 1 mdc
Árvores nativas necessárias 6 8 9 10 12
Relacionando os quadros acima é possível perceber, por exemplo, que 10 árvores nativas formam um metro cúbico em formato de dormentes e que cada metro cúbico rende até 14 dormentes. Ou seja, 10 árvores nativas rendem 14 dormentes.

Conversão de m³ para st
- Cada 1 m³ de madeira nativa em formato de lenha corresponde a 1,5 st;
- Cada 1 m³ de eucalipto em formato de lenha corresponde a 1,2 st.

26/03/18

Gostou? Então compartilhe!

Tags: , , ,

Comente esta notícia

LEIA AS REGRAS: Comentários que contenham palavrões, ofensas ou que não tenham relação com o assunto tratado na notícia podem ser deletados sem nenhum aviso. Em hipótese alguma faça propagandas de outros sites ou blogs. OBS: Os comentários dos leitores não refletem a opinião de O LAVRENSE
Comentário(s)
0 Comentário(s)

0 comentários: