Febraban alerta para golpe da troca de cartão

Neste período de Carnaval é preciso ficar atento com o golpe da troca do cartão. Segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), as quadrilhas aproveitam as aglomerações e as distrações das pessoas nos eventos ao ar livre para aplicar o golpe da troca do cartão. "O golpista, ou um vendedor ambulante mal intencionado, entrega a maquininha para o cliente digitar a senha do cartão. Ele se aproveita de um momento de distração do comprador, ou usa algum truque para desviar sua atenção, para que a pessoa insira a senha no campo de valor, permitindo que o bandido tenha acesso a essa informação. Ainda aproveitando a falta de atenção do comprador, ele troca o cartão e devolve um similar, muitas vezes do mesmo banco. A troca só é percebida muito tempo depois em uma nova tentativa de usar o plástico".

Redobrar a atenção ao realizar compras, independentemente do lugar, é a principal forma de evitar ser vítima de golpes como esse. “Fique sempre atento ao seu cartão e confira a devolução. Veja se os números da sua senha estão aparecendo na tela quando você a digita. Isso não pode acontecer. Lembre-se que o campo de senha mostra apenas asteriscos”, alerta Adriano Volpini, diretor da comissão de Prevenção a Fraudes, da FEBRABAN – Federação Brasileira dos Bancos.

Outro golpe comum nesta época do ano é o da dupla operação ou do valor errado. Nele, o bandido finge que o cartão não passou na maquininha e alega um problema qualquer do aparelho. Em seguida, ele pega outro equipamento e cobra novamente o valor. O prejuízo só é percebido quando a vítima olha o extrato do banco.

Em situações como essa, a orientação é sempre pedir e conferir o recibo para ter certeza que a cobrança não foi realizada. “Se algo der errado, é sempre possível pedir para cancelar a operação imediatamente”, explica Volpini.

Para reduzir os riscos de ser vítima de golpistas, a Febraban destaca as seguintes orientações:

  • Nunca empreste ou entregue o seu cartão para ninguém, nem permita que o examinem sob qualquer pretexto. Pode haver a troca do cartão sem que você perceba;
  • Nunca guarde a senha junto com o cartão, reduzindo o risco em casos de perda ou roubo.
  • Em caso de roubo, perda ou extravio do seu cartão, ligue imediatamente à Central de Atendimento do seu banco e solicite o cancelamento do cartão. Em caso de roubo, registre um B.O. em uma delegacia mais próxima;
  • Tome cuidado com esbarrões ou encontros acidentais, que possam levar a perder de vista, temporariamente, o seu cartão magnético. Se isso ocorrer, verifique se o cartão que está em seu poder é realmente o seu. Em caso negativo, ligue imediatamente para o banco e solicite o cancelamento do cartão;
  • Ao efetuar pagamentos com seu cartão, não deixe que ele fique longe do seu controle e tome cuidado para que ninguém observe a digitação da sua senha;
  • Solicite sempre a via do comprovante de venda e confira o valor impresso da compra;
  • Nenhum banco vai até a sua residência para retirar um cartão de débito ou crédito; e
  • Quando for destruir um cartão, corte o chip ao meio.

12/02/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال