UNILAVRAS celebra aniversário de nascimento de seu fundador

O dia 14 de março foi de emoção e saudade para o Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS). A instituição promoveu um evento alusivo à comemoração da data em que seu fundador, Professor Canísio Ignácio Lunkes, completaria 90 anos.

O evento, realizado no período da manhã, teve a participação de todos os colaboradores, direção da Fundação, Centro Universitário, Colégio Unilavras e de familiares do educador.

Todos acompanharam um pouco da história do fundador, sua trajetória profissional e conquistas. Durante o evento foi feita uma oração em conjunto, ato que sempre foi realizado por Professor Canísio. Logo após, ocorreu a apresentação de um vídeo em homenagem ao educador.

O presidente da Fundação Educacional de Lavras - FELA, Prof. Dr. João Antônio Argenta ressaltou a essência da instituição, que é uma educação mais humana, de valores humanos, para uma construção de vida melhor, com dignidade e sustentabilidade.

UNILAVRAS celebra aniversário de nascimento de seu fundador

Uma história de sucesso

Professor Canísio Ignácio Lunkes chegou na cidade em 27 de fevereiro de 1957. Natural de São Luís Gonzaga, município que fica no estado do Rio Grande do Sul, o educador escolheu Lavras para trabalhar e construir sua família. Casou-se em 1960, com a senhora Marília Amaral Lunkes, com quem teve 4 filhos: Luiz, Érico, Christiane e Johann.

Homem visionário, Professor Canísio realizou importantes obras no campo da educação. Lecionou no antigo Colégio Aparecida foi o primeiro diretor do ginásio “Pedro Sales”, hoje CNEC. O sonho e o desejo de implantar uma instituição referência veio em 03 de março de 1969, quando foi inaugurada a Faculdade de Filosofia e Letras. Mesmo diante de muitas dificuldades e sem sede própria, que logo foi conquista e teve Canísio como o primeiro diretor.

Para continuar cumprindo seu papel social e atender as necessidades de criação de novos cursos, a faculdade foi reformulada e transformada em Fundação Educacional de Lavras e a Faculdade de Filosofia em Instituto Superior de Ciências, Artes e Humanidade de Lavras, que sob o lema Pro Deo Et Homine – dar glórias a Deus através da promoção honesta da criatura humana, com solidariedade e amor por causa de sua dignidade, torna-se cada vez mais acentuada sua visão humanista.

As mudanças e os trabalhos não pararam por aí. Em agosto de 2001, o Instituto é transformado em Centro Universitário de Lavras – Unilavras, que continuou sendo administrado por professor Canísio. Aprovado em 1995, o plano diretor da fundação relatava a necessidade da implantação do Colégio Universitário, como escola de aplicação para os cursos de licenciatura. Torna-se então, meta para o grande guerreiro e o nome Colégio Universitário Prof. Canísio Ignácio Lunkes, foi aprovado pelo Conselho Diretor da Fundação Educacional de Lavras e Conselho Universitário do UNILAVRAS, que homenageia àquele que fez do trabalho social, solução para uma comunidade carente, e a educação, uma realidade para muitos que apenas tinham a possibilidade velada nos sonhos.

15/03/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال