Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Lavras no dia 15 de junho

Esquadrilha da Fumaça se apresentará em Lavras no dia 15 de junho

A Esquadrilha da Fumaça — oficialmente, Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) da Força Aérea Brasileira (FAB) — deve se apresentar em Lavras no dia 15 de junho, um sábado. Segundo a Prefeitura, a apresentação será às 15h30,  nas imediações do centro de eventos Expolavras.

O capitão Felipe Caldoncelli Barra Melo, piloto da Esquadrilha da Fumaça, esteve em Lavras na última terça-feira (28), para acertar detalhes da apresentação.  No aeroporto ele foi recebido pelo representante do Aeroclube de Lavras, o piloto Nilmar Diogo dos Reis, pelo secretário Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, Alexandre de Abreu Belo, pelo militar Mário Lúcio Fonseca, representante do 8º Batalhão e integrante do Aeroclube de Lavras, e pelo responsável pela estação de embarque e desembarque de passageiros Edimar Furtado de Souza.

Foi realizada uma reunião na Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Cultura (Selt), em que estiveram presentes o capitão Barra, o comandante Walter José Pires, presidente do Aeroclube de Lavras, Wellington de Oliveira Andrade Júnior, do setor de trânsito, Edvaldo Bastos, responsável pelo setor de trânsito urbano, Carlos Roberto Silva, da Prefeitura de Lavras e o tenente Diego Artoni Fernandez, do Corpo de Bombeiros.

A demonstração dos aviadores deve durar cerca de 40 minutos. Nesse período, eles executam diversas manobras e rasantes e, em alguns desses movimentos, o rastro deixado pelas aeronaves forma desenhos no céu.

 História

O Esquadrão de Demonstração Aérea da FAB existe desde 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica, na Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro. As demonstrações para o público começaram em 1952 e, em 1971, suas operações foram transferidas do Rio para Pirassununga, no interior paulista.

Atualmente, a Esquadrilha da Fumaça utiliza as aeronaves A-29 Super Tucano, produzidas pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). Trata-se de um turboélice de ataque leve e treinamento avançado. A pintura externa incorpora as cores da bandeira do Brasil.

30/05/19

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال