Cemig revitaliza iluminação de escolas públicas de Lavras


Com o objetivo de levar iluminação de qualidade aos alunos e profissionais da educação da rede estadual pública, a Cemig substituiu lâmpadas de alto consumo energético por outras de tecnologia Led nas escolas de Lavras, Perdões e Cana Verde. A iniciativa, que integra o Programa de Eficiência Energética da companhia, é responsável por garantir um consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos. 

Entre os meses de maio e junho,  oito instituições de ensino foram contempladas pelo Programa em Lavras e outras quatro instituições no município de Perdões. A Escola Estadual Doutor José Esteves Botelho, em Cana Verde,  também foi beneficiada. Em média, são substituídas aproximadamente 300 lâmpadas por escola. A empresa acelerou o projeto nesse momento em que as unidades de ensino estão vazias, para que quando as aulas retornarem, os alunos já encontrem  o ambiente escolar com a nova iluminação.  Com esta iniciativa, a companhia estima uma economia de cerca de 50% no consumo das lâmpadas em cada instituição beneficiada, além de melhoria na qualidade da luminosidade e redução de custos com manutenção e compra de equipamentos. 

Todas as 3.398 escolas estaduais localizadas na área de concessão da Cemig serão atendidas até 2022. Até o momento, mais de  1.600 escolas já foram atendidas, em todo estado. 

Segundo o Gerente de Eficiência Energética da Cemig, Ronaldo Lucas Queiroz, as novas lâmpadas têm durabilidade superior e diminuem os custos de manutenção das escolas. “Percebemos que muitas das instituições atendidas ainda faziam trocas constantes de reatores. A substituição das lâmpadas elimina essa necessidade”, explica o gerente. 

 Alinhada ao objetivo de reduzir impactos ambientais, a iniciativa também compreende o descarte ambientalmente correto das lâmpadas ineficientes retiradas. Além disso, segundo Ronaldo Queiroz, tais práticas visam incentivar a sustentabilidade no ambiente escolar e propiciar uma sala de aula mais confortável e adequada para o desenvolvimento dos alunos e trabalho dos profissionais da educação. 


Programa de Eficiência Energética e educação 


Os investimentos da Cemig em escolas devem alcançar, entre o quinquênio 2018-2022, mais de R$ 43 milhões, considerando a modernização da iluminação de todas as escolas estaduais dentro da área de concessão da Cemig e, ainda, a implantação de 125 microusinas fotovoltaicas em instituições de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte. 

O Governo de Minas e a Cemig realizam o Programa de Eficiência Energética, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, que é responsável por aplicar, conforme legislação, o percentual estabelecido da receita operacional da companhia em ações que promovem o uso racional da energia elétrica e a redução do desperdício desse recurso com foco na sustentabilidade.

 

Instituições beneficiadas:

 Lavras: Colégio Tiradentes PMMG, EE Azarias Ribeiro, EE Cinira Carvalho, EE Cristiano de Souza, EE Dora Matarazzo, EE Doutor João Batista Hermeto, EE Tiradentes, EE Firmino Costa.

 Perdões: EE Professor Getúlio José Soares, EE Elvira Lopes Resende, EE Carmelita Carvalho Garcia, EE João Melo Gomide.

 Cana Verde: EE Doutor José Esteves de Andrade Botelho.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال