Copasa divulga nota sobre o abastecimento de água

A Copasa informou, por meio de nota divulgada nesta quinta-feira (02),  que o longo período de estiagem vem impactando diretamente a disponibilidade de vazão dos mananciais Rio Grande e Ribeirões Santa Cruz e Água Limpa, prejudicando o abastecimento do município de Lavras.  

 No início do primeiro semestre deste ano, a Copasa realizou diversas obras para auxiliar no fornecimento de água durante o período crítico. A balsa de captação do Rio Grande foi remanejada para um ponto de maior profundidade e os motores da estação de bombeamento do Ribeirão Água Limpa foram substituídos por outros de melhor rendimento. Além disso, a Companhia também investiu: na melhoria da captação do Ribeirão Santa Cruz; na construção de cerca de 2 mil metros de rede de distribuição de água para atender a região norte da cidade; implantação de dois reservatórios secundários e substituição de mais de 9 mil metros de rede de distribuição de água, com a transferência de ramais prediais.

Apesar de todas as medidas operacionais adotadas pela Companhia, o período de estiagem impacta diretamente a disponibilidade de água dos mananciais utilizados para captação, associado à elevação do consumo. Neste momento, para minimizar o problema nestes dias mais críticos, a Copasa poderá realizar algumas manobras e ajustes de pressão em sua malha de distribuição, para garantir o abastecimento de regiões eventualmente impactadas parcialmente durante o decorrer do dia. 

 A empresa solicita atenção especial sobre a necessidade do uso racional da água por parte da população, atitude importante em qualquer estação do ano e, mais ainda, na estação seca.

 

Atitudes simples podem fazer grande diferença, por exemplo:  

  • Não lavar o passeio. Em vez disso, usar a vassoura;  
  • Tomar banhos rápidos;  
  • Molhar plantas com regador e não com a mangueira;  
  • Deixar a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;  
  • Na cozinha, também fechar a torneira enquanto ensaboa a louça e, antes de lavá-la, retirar ao máximo os restos de alimentos;  
  • Reutilizar a água da máquina de lavar.  

Essa são atitudes fáceis no dia a dia que contribuem muito para o bem-estar de toda a população.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال