PROGEA volta a ser aplicado pela PM do Meio Ambiente em Lavras

PROGEA volta a ser aplicado pela PM do Meio Ambiente em Lavras
Foto:PM MAmb/Divulgação

A Sexta Companhia da Policia Militar de Meio Ambiente (6ª Cia PM MAmb) já se prepara para início dos trabalhos do Programa de Educação Ambiental - PROGEA a ser realizado em diversas escolas de Lavras

Para isso, os militares, Capitão PM Luiz Cláudio, Comandante da 6ª Cia PM Mamb e o Cabo PM Benfenatti se reuniram com o Reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Professor João Crisóstomo.

A finalidade do encontro foi apresentar as propostas pedagógicas do PROGEA, programa que trabalha a Educação Ambiental junto aos alunos dos 4° e 5º anos do Ensino Fundamental, bem como toda a comunidade escolar.

O objetivo do PROGEA é que todos os alunos sejam competentes e hábeis para adoção de comportamentos socioambientais, contribuindo com a sustentabilidade e qualidade de vida, desenvolvendo uma visão critica do meio ambiente onde estão inseridos. 

A reunião foi bastante produtiva, haja vista que existe um ótimo relacionamento entre a UFLA e a PMMG, de modo que o Reitor da aludida instituição de ensino colocou a estrutura da universidade a disposição para futuras formaturas do PROGEA.

O Progea destaca-se pelos encontros semanais nas escolas, onde serão desenvolvidas varias atividades, como: desenvolvimento crítico/ambiental através de desenhos ambientais, escolha de um ''problema ambiental'' existente na escola, visando a identificação e a minimização dos efeitos do problema detectado, atividades extraclasse como visitas e palestras com a temática ambiental e, futuramente, será criado nas escolas o Clubinho Ambiental, que tem por objetivo implementar propostas para a minimização ou solução dos ''problemas ambientais'' identificados e escolhidos pelos próprios alunos em seu ambiente escolar.

A Policia Militar de Minas Gerais e o PROGEA estão fomentando a mobilização social, provando que a Educação Ambiental é uma das principais ferramentas para o verdadeiro cumprimento de nossa Constituição em seu Artigo 225. Art. 225 - Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.


Fonte: Ascom 6ª Cia PM MAmb

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال