Profissionais de saúde de Lavras podem se vacinar contra Meningite Meningocócica

Profissionais de saúde de Lavras podem se vacinar contra Meningite Meningocócica

A partir desta semana, profissionais de saúde devem se imunizar contra Meningite para aumentar a proteção contra a doença meningocócica, considerando a gravidade e a letalidade da doença, independentemente da idade.

A prefeitura informou que o imunizante está disponível nos PSFs de Lavras, exceto nas unidades 06 (Vila São Francisco) e 15 (José Cicarelli), com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h e de 13h às 16h30.

De acordo com a Nota Técnica encaminhada pela Superintendência Regional de Saúde, em Varginha, os trabalhadores que atuam nos estabelecimentos de serviços de interesse à saúde das instituições de longa permanência para idosos (ILPI), casas de apoio e cemitérios serão contemplados no grupo trabalhadores da saúde e a recomendação é que também sejam vacinados.

Já os trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde (exemplos: academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal) NÃO serão contemplados nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.


Meningite Meningocócica


A doença meningocócica é uma infecção causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Essa bactéria pode causar meningite (infecção do cérebro e da medula espinhal) e septicemia (infecção da corrente sanguínea). Esses dois tipos de infecções são muito graves e podem levar à morte em até 24 horas.

A bactéria meningocócica pode ser transmitida por gotículas para outras pessoas, através do beijo, tosse ou espirros. As bactérias podem ser transportadas no nariz e na garganta de uma pessoa infectada que não apresenta sintomas, mas pode transmitir a doença para outras pessoas.

Os sintomas podem aparecer primeiro como uma doença parecida com a gripe e piorarem rapidamente, além de apresentar pescoço rígido, febre alta, sensibilidade à luz, confusão, dores de cabeça e vômito.

Postagem Anterior Próxima Postagem