Minas inicia a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid-19

Minas inicia a vacinação de crianças de 6 meses a 2 anos contra Covid-19
Créditos: Fábio Marchetto

Novembro será marcado por mais uma importante etapa da maior operação de vacinação da história de Minas Gerais. Começou nesta semana a imunização contra a covid-19, das crianças de 6 meses a 2 anos, com comorbidades. 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu no dia 11/11, um lote de 95 mil doses do imunizante Pfizer-BioNTech, para iniciar o esquema vacinal deste público.  

A autorização para o uso do imunizante ocorreu em 16/9/2022, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) dar um parecer favorável aos estudos e resultados apresentados pelo laboratório. As informações avaliadas indicam que a vacina é segura e eficaz contra a doença, atuando, principalmente, na diminuição dos casos graves e óbitos.   

A coordenadora estadual do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, reforça a importância da vacinação para a estabilidade da pandemia e a redução de casos graves, hospitalizações e óbitos e para o controle da doença.  


“Com a vacinação foi possível avançar no combate ao coronavírus. Compareçam à Unidade Básica de Saúde mais próxima e levem seus filhos. As vacinas são eficazes, seguras, gratuitas e salvam vidas. Não esqueça de levar o cartão de vacina da sua criança e aproveite a oportunidade para completar seu esquema vacinal, caso esteja atrasado”, ressalta Josianne Gusmão.   


A SES-MG segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI), para a imunização da população do estado contra a covid, que, atualmente, contempla os seguintes públicos:  

Idade Esquema Vacinal
Crianças de 6 meses a 2 anos Esquema primário com três doses
Crianças de 3 anos a 11 anos Esquema primário com duas doses
Adolescentes de 12 a 17 anos Esquema primário + primeira de reforço
Adultos de 18 a 39 anos Esquema primário + primeira de reforço
Trabalhadores da saúde Esquema primário + duas doses de reforço
Pessoas imunocomprometidas Esquema primário + duas doses de reforço
Pessoas com 40 anos ou mais Esquema primário + duas doses de reforço

Desde o início da vacinação contra a covid, em janeiro de 2021, a SES-MG distribuiu aos municípios mineiros mais de 55,7 milhões de doses da vacina destinada ao público com idade superior a 12 anos e aproximadamente 2,6 milhões de doses dos imunizantes pediátricos.


Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال