Consane recebe investimento para aprimorar coleta seletiva em Lavras e Carrancas

Consane recebe investimento para aprimorar coleta seletiva em Lavras e Carrancas

O Consane, o Consórcio Regional de Saneamento Básico, acaba de receber uma ótima notícia. Por meio do Edital de Chamada Pública da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o Consórcio foi contemplado com um repasse total de R$ 986.666,66.

O objetivo desse investimento é aprimorar a coleta seletiva nas cidades de Lavras e Carrancas, por meio da aquisição de dois caminhões. 

O edital 002/2022, que selecionou projetos para implantação ou ampliação da coleta seletiva de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), é destinado aos municípios e consórcios públicos intermunicipais de Minas Gerais. É importante ressaltar que a preferência foi dada aos projetos que incluem associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Em janeiro deste ano, a Semad publicou um manual de orientações para auxiliar os municípios na estruturação dos serviços de coleta seletiva.

A presidente do Consane e prefeita do município de Nepomuceno, Luiza Maria Lima Menezes, enfatizou a relevância desse investimento para os municípios, destacando a importância de continuar e expandir as atividades de coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU). Segundo ela, "Sem dúvidas, a aquisição dos equipamentos junto aos municípios garante uma melhoria na qualidade dos serviços prestados na região."

O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, também ressaltou a importância da ampliação de programas e ações voltados para a coleta seletiva. Ele destaca que isso contribui para uma gestão eficiente dos resíduos gerados nos municípios. Franco também faz um apelo à população para que separe corretamente os resíduos e encaminhe-os para a reciclagem, além de cuidar dos equipamentos instalados de maneira adequada, preservando os locais de coleta.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال