A Cemig alerta que estelionatários e pessoas de má-fé estão usando diferentes abordagens para aplicar golpes no Sul de Minas. Os casos mais recentes foram identificados nas cidades de Andradas, Caxambu e Jacutinga. Para evitar se tornarem vítimas, os clientes devem ficar atentos e confirmar a legitimidade de eventuais cobranças por meio dos canais de atendimento oficiais da companhia.
As fraudes mais comuns são os boletos falsos, ligações de falsos atendentes bancários, clonagem de WhatsApp e códigos de pagamentos falsos. Dessa forma, a Cemig alerta para os golpes envolvendo as faturas de energia.
Wellington Cancian, gerente de Recuperação de Receita da Cemig, indica os procedimentos para caso o cliente suspeite da origem e autenticidade da fatura de energia.
“Normalmente, os golpistas acionam pessoas que possuem um bom histórico de pagamento ou que já estejam com suas contas quitadas, pois assim terão maior chance de sucesso no golpe. Caso o cliente sinta que possa estar caindo em um golpe, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa para apurar a legitimidade da cobrança, através dos meios oficiais de atendimento comercial. Caso seja uma busca na Internet, utilizar sempre o caminho www.cemig.com.br", explica o gerente Wellington Cancian.
Wellington Cancian continua com as orientações explicando as opções mais simples para verificar a legitimidade da conta devida. "O cliente pode utilizar o Whatsapp da companhia, por meio do número (31) 3506-1160. Outra possibilidade é pelo Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br). O cliente também pode entrar em contato pelo telefone 116, que funciona 24 horas e verificar a veracidade do débito. Caso o cliente não tenha tomado essas medidas de segurança, recomendamos o acionamento à Polícia Civil para emissão de Boletim de Ocorrência visando o mapeamento desse tipo de ação e eventual ressarcimento dos danos causados pelos criminosos”, orienta o gerente.
Confira as dicas da Serasa Premium para não cair em golpes:
- Usar sempre os canais oficiais das Companhias para coletar dados de suas faturas;
- Antes de transferir ou pagar, verifique a identidade de quem está solicitando o pagamento. Se desconfiar da mensagem, não conclua a operação. Principalmente em casos de amigos que estão em suposta dificuldade financeira;
- Os aplicativos estão cada vez mais simples de usar e os usuários, mais desatentos, por isso, preste bastante atenção antes de clicar para confirmar uma operação e confira todos os dados;
- Não clique em links recebidos por e-mail, mensagens de SMS, WhatsApp, redes sociais que direcionam a cadastros de informações pessoais ou de pagamento;
- Os números de WhatsApp oficiais das Companhias possuem uma "estrelinha verde" ao lado do nome.
- Confira sempre se o CNPJ/CPF informado é vinculado ao beneficiário - há golpistas que se utilizam de nome de empresas (“Razão Social”) com grafias similares aos oficiais utilizando, por evidente, CNPJ/CPF diferentes;
- Não faça transferências para pessoas conhecidas sem antes confirmar por chamada telefônica ou pessoalmente. Lembre-se que o WhatsApp do solicitante pode estar clonado.
Como fazer o pagamento da fatura de energia da Cemig
O melhor caminho é por meio de PIX. Para realizar o pagamento da conta de energia, utilizando a fatura física, basta o cliente fazer a leitura do QRcode PIX com a câmera do celular e pagar a fatura pelo aplicativo do seu banco. O QRCode está presente no campo "Reaviso de contas vencidas/ Débitos anteriores" da conta ou ao lado do código de barras tradicional.
As segundas-vias das contas emitidas nos canais de atendimento também disponibilizam a opção para pagamento via PIX. Caso o cliente deseje pagar dessa forma e sua fatura física ainda não possua a opção, basta solicitar a segunda-via digital por meio do Cemig Atende Web (atende.cemig.com.br) ou pelo WhatsApp (número 31 3506-1160).
Se o cliente optar por utilizar o aplicativo Cemig Atende, há mais uma facilidade: pelo aplicativo, além da fatura digital com o QRCode PIX, existe a opção “Copia-Cola” do código PIX para permitir o pagamento em seu banco digital de preferência, sem a necessidade de utilização da câmera do celular. Em todas as opções, antes de concluir o pagamento, confira os dados que aparecem no cadastro: deve aparecer o nome da Cemig como beneficiário, juntamente com o mesmo CNPJ impresso na fatura de energia.