Aliança Energia avança na modernização da Usina Hidrelétrica de Funil

Aliança Energia avança na modernização da Usina Hidrelétrica de Funil
Usina Hidrelétrica de Funil - Foto: UHE Funil / Divulgação

A Aliança Energia segue com as obras de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, localizada no Rio Grande, entre os municípios de Lavras e Perdões. Com potência instalada de 180 MW, o suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil pessoas, a hidrelétrica desempenha um papel importante no fornecimento de energia limpa e sustentável para a região.

A terceira e última fase do projeto de modernização da Usina Hidrelétrica de Funil teve início no dia 31 de julho e contempla a modernização da Unidade Geradora 3, vertedouro e tomada d’água. A previsão das obras é de 90 dias.

Na unidade geradora estão sendo modernizados os sistemas de supervisão, controle, proteção, regulação de velocidade e tensão, bem como toda a instrumentação. Quando a obra estiver concluída, a tomada d'água terá um painel integrado para controle e supervisão das comportas dessa estrutura, bem como redundância do vertedouro. As comportas do vertedouro serão equipadas com nova instrumentação e painéis de controle de última geração, alinhados com as mais avançadas tecnologias. Cerca de 50 colaboradores altamente qualificados estão empenhados no desenvolvimento dessas atividades em campo.

Marcos Santos, engenheiro da Aliança Energia e responsável pela gestão técnica da modernização, destaca que essas mudanças visam aumentar segurança e a eficiência operacional da unidade, garantindo ainda mais precisão no funcionamento. 

Ainda segundo o engenheiro, um marco relevante já foi alcançado, com a entrega da Unidade Geradora UG2 à operação em 2022. Além disso, a modernização da subestação também foi concluída com sucesso, demonstrando o compromisso da Aliança Energia com o cumprimento rigoroso dos prazos e metas estabelecidos. 

"Com a modernização da Usina Hidrelétrica de Funil, a Aliança reafirma seu papel como agente impulsionador do desenvolvimento sustentável na região, ao mesmo tempo em que consolida sua posição como destaque no setor energético, adotando tecnologias de ponta para garantir fornecimento eficiente e confiável de energia elétrica", conclui Santos.


Aliança Energia


A Aliança Energia é uma empresa brasileira com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, que atua no mercado de geração e comercialização de energia elétrica. É uma das maiores companhias privadas do setor no Brasil, com capacidade total instalada de 1.298,6 MW, por meio de sete usinas hidrelétricas em operação em Minas Gerais, e dois Complexos Eólicos no Ceará. 


Fonte: Ascom UHE Funil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال