Carros desenvolvidos por alunos da UFLA são destaque na Fórmula SAE BRASIL

As equipes da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - Zeus Formula SAE e Hybrid Fórmula-E - se destacaram na 19ª Competição Fórmula SAE Brasil e no SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge.

O evento, realizado entre 3 e 6 de agosto, no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em São Paulo. reuniu estudantes de Engenharia de 13 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, e uma equipe do Peru. 


Carros desenvolvidos por alunos da UFLA são destaque na Fórmula SAE BRASIL

A Zeus Formula SAE conquistou o 3º lugar no ranking nacional da Fórmula SAE Brasil, com notável desempenho no Enduro, garantindo o 3º lugar e fortalecendo sua posição entre as melhores equipes do país. Enquanto isso, a equipe Hybrid Fórmula-E conquistou o 1º lugar na etapa classificatória do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge 2023, também recebendo um prêmio por ter a maior representação feminina.

Ambas as equipes exibiram o distintivo da UFLA, contribuindo para a visibilidade da universidade nas competições de protótipos de fórmula e baja híbrido, com 46 carros a combustão e 17 elétricos na disputa.

A equipe Zeus Formula SAE foi criada em 2014 para a competição, focando em carros de tipo fórmula na categoria de combustão. O veículo foi projetado e construído na oficina da equipe na UFLA, liderada pelo professor Jackson Antônio Barbosa e orientada pelos professores Carlos Eduardo Castilla Alvarez e Diogo Tubertini Maciel. Composta por 26 alunos dos cursos de Engenharia Mecânica e Controle e Automação, a equipe atingiu grande destaque mesmo com recursos limitados.

A trajetória da Zeus Formula SAE é impressionante, subindo de posição a cada ano: em 2017, ficaram em 23º de 50 equipes; 17º em 2018; 13º em 2019; 11º em 2020; e 7º em 2022. Na edição de 2023, conquistaram o 3º lugar no ranking nacional, e agora buscam financiamento para o projeto de 2024, com melhorias visando mais sucesso.

A equipe Hybrid Fórmula-E obteve o 1º lugar na fase classificatória do SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenge 2023, na categoria elétrica. Composta por 10 estudantes de Engenharia Mecânica e Controle e Automação, também participaram da Competição Fórmula SAE Brasil, garantindo o 13º lugar geral nas provas de desempenho estático.

A líder da equipe Hybrid Fórmula-E, Patrícia Mainardi Tortorelli Rodrigues, destacou o foco na tecnologia de ponta e simulação, ressaltando o suporte da competição na construção de veículos híbridos com células de hidrogênio.

A Equipe Hybrid Fórmula-E foi fundada pelos professores Henrique Leandro Silveira e Fábio Domingues de Jesus. O veículo elétrico foi projetado na oficina das Engenharias, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig) e apoio de patrocinadores.

A SAE International é reconhecida por suas normas no setor automotivo e aeroespacial, com a SAE BRASIL fornecendo conhecimento e atualização tecnológica para a indústria de mobilidade por meio de eventos, cursos e competições.


* Com informações da Ascom UFLA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال