O Carnaval de Minas Gerais 2024, que acontece entre os dias 20 e 23 de abril, deve reunir cerca de 12,5 milhões de pessoas em todo o estado.
Para garantir a segurança desse grande evento, o Governo de Minas e as Forças de Segurança do Estado estão investindo em ações integradas.
Mais de 36 mil policiais militares estarão em operação durante os quatro dias de evento. Os períodos de férias e folgas serão suspensos, e todos os policiais estarão empenhados para garantir a segurança dos foliões e população em geral.
O trabalho da Polícia Militar será intensificado nas cidades onde há previsão ou tradição de festividades com maior público, como Ouro Preto, Tiradentes, Diamantina e São João del-Rei, entre outros exemplos. Vale ressaltar que, nessas cidades, o efetivo da Polícia Civil também será ampliado.
A capital, Belo Horizonte, terá o reforço de 500 policiais militares vindos de cidades do interior. O planejamento estratégico prevê não só o reforço de policiamento nos municípios, mas nas rodovias e em áreas de balneários e parques.
Para o monitoramento e identificação de possíveis autores de delitos, a Polícia Militar vai empregar tecnologia. Plataformas de Observação Elevada (POE), que possuem tecnologia embarcada com câmeras que filmam em 360 graus e têm capacidade de identificar uma pessoa num raio de três a quatro quilômetros, serão utilizadas, assim como drones com câmeras de alta potência e aproximação de até 20 vezes.
A Inteligência da Polícia Militar, assim como a da Polícia Civil e das demais forças de segurança, atuará de forma intensa para monitoramento de fatos relevantes, prevenção e solução de crimes.
A Polícia Civil vai contar com 1,2 mil servidores a mais nos quatro dias de folia. Com isso, o efetivo de unidades de plantão, de delegacias de cidades turísticas, das unidades periciais e do Instituto de Identificação será reforçado. Também serão ampliadas as equipes do Instituto Médico Legal (IML) em Belo Horizonte e dos postos médicos legais de Ouro Preto, Santa Rita do Sapucaí, São João del-Rei, Tiradentes e Diamantina.
O ônibus da Delegacia Móvel da PC estará em pontos estratégicos da capital mineira para auxiliar os foliões.
Vale lembrar que ocorrências policiais, como perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem vítima, desaparecimento de pessoa, furto, ameaça, lesão e vias de fato e descumprimento de medida protetiva, dentre outros, poderão ser registradas de forma on-line na Delegacia Virtual da Polícia Civil.
A Prefeitura de Lavras ainda não divulgou a programação oficial do Carnaval 2024.