Minas Gerais enfrenta um cenário preocupante com a dengue. Segundo dados divulgados nesta sexta-feira (16) pelo secretário de estado de Saúde, Fábio Bacheretti, o estado registra 194 mil casos prováveis e 67.592 casos confirmados da doença. Além disso, 18 mortes já foram confirmadas e outras 105 estão em investigação.
Apesar do número alto de casos de dengue, as autoridades também estão preocupadas com a Chikungunya. O último boletim epidemiológico do Governo de Minas, divulgado na quinta-feira (15), indica que o estado tem 22.686 casos prováveis e 15.222 confirmados da doença.
Bacheretti destacou que os sorotipos 2 e 3 da dengue são os principais em circulação neste ano em Minas Gerais. "A gente tem que ficar de olho, porque nós temos a maior parte da população suscetível, ou seja, sem imunidade para os novos sorotipos", disse.
A cidade de Lavras já soma 160 casos de dengue desde o início de 2024. A Prefeitura afirma que o trabalho de combate à dengue no município tem sido intensificado. Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, foram realizados 32 bloqueios com UBV (fumacê) em diversos bairros da cidade.
Prevenção
A Secretaria de Estado de Saúde reforça a importância das medidas de prevenção contra a dengue, como:
- Eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, como água parada em pneus, vasos de plantas e calhas;
- Usar repelente;
- Usar roupas compridas;
- Manter as telas de proteção em portas e janelas em bom estado.