Agentes de combate às endemias de Lavras participam de qualificação

Agentes de combate às endemias de Lavras participam de qualificação

Os agentes municipais de combate às endemias de Lavras estão participando de uma qualificação para ações a serem executadas no próximo verão.

Uma dessas ações é a aplicação do inseticida à base de permetrina no interior de domicílios, para controle do mosquito Aedes Aegypti, que será utilizado pela primeira vez na cidade e na região.

A qualificação é realizada pela equipe da Vigilância em Saúde, em parceria com a Coordenação Estadual de Vigilância de Arboviroses e Controle Vetorial, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES – MG).

Segundo o João Carlos de Abreu Júnior, coordenador do setor de Vigilância em Arboviroses de Lavras, a novidade é mais uma ação para completar o trabalho que já é realizado o ano inteiro. “A qualificação é mais um esforço para se ter uma maior assertividade no controle do Aedes, já que, nesse sistema, é o inseticida é aplicado dentro das residências”, explicou.

Para Regina Moura, representante da SES-MG, a proposta da qualificação é preparar as equipes para o enfrentamento do vetor das arboviroses para o próximo período sazonal, durante o verão, quando é maior a proliferação do mosquito.

 “Além de apresentar as normativas vigentes pelo Ministério da Saúde, equipamentos e insumos, haverá parte prática com o novo sistema Aerosystem, que é a aplicação do inseticida à base de permitrina no interior de domicílios”, disse.

A permetrina é um inseticida sintético que atua no sistema nervoso central do mosquito, causando paralisia e morte. A aplicação é realizada por meio de um equipamento chamado Aerosystem, que dispersa o inseticida em forma de aerossol.

A qualificação dos agentes de combate às endemias é uma medida importante para garantir a eficiência do controle do Aedes Aegypti. O mosquito é transmissor de doenças como a dengue, a chikungunya e o zika, que podem causar graves consequências à saúde humana.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال