A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a Universidade Federal de Lavras (Ufla) formalizaram, nesta quinta-feira (25), um protocolo de intenções para que a Ebserh assuma a gestão do hospital universitário da UFLA.
O acordo foi assinado na sede do Ministério da Educação (MEC) e representa um marco importante para a saúde na região.
O projeto do novo hospital universitário da Ufla, que estava com obras paradas desde 2021, foi inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e receberá investimentos na ordem de R$ 25 milhões. A unidade será administrada conjuntamente pela Ebserh e pela universidade.
Durante a cerimônia, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou a relevância desse hospital para a cidade de Lavras e a região, que abrange uma população de aproximadamente 900 mil pessoas.
“É fundamental termos um hospital de excelência, com qualidade, capaz de atender não apenas a comunidade acadêmica, mas também os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirmou Camilo Santana.
Para chegar a esse acordo, a Ebserh avaliou não apenas o estado das obras do hospital, mas também a realidade sanitária do local e a situação dos cursos de graduação envolvidos. Uma proposta de revisão do plano assistencial e o planejamento da nova unidade foram apresentados, culminando no encaminhamento do parecer para apreciação do MEC.
O presidente da Ebserh ressaltou que a assinatura do protocolo de intenções é o primeiro passo para dar início às tratativas do processo de licitação da obra e à celebração do contrato de gestão da unidade hospitalar. Com essa parceria, espera-se que o hospital seja concluído e comece a atender a comunidade em breve.
“Nós não vamos apenas recuperar aquelas obras que estão paralisadas. Nós vamos reconstruir o hospital, colocá-lo em funcionamento e entregar para a região de Lavras um hospital universitário com 105 leitos, com terapia intensiva, capacidade de atendimento na área clínica, cirúrgica e ambulatorial com diversas especialidades”, elencou Arthur Chioro.
O reitor da Ufla, João Chrysostomo Júnior, destacou o momento histórico para a universidade.
“Na história recente da Universidade Federal de Lavras, talvez este seja um dos dias mais importantes pelo fato de assinarmos o protocolo de intenções. Essa foi uma luta muito árdua (...) mas conseguimos realizar o que toda a comunidade de Lavras e região quer e também [ressaltar] a importância disso para a universidade em termos de formação de seus estudantes, em termos de pesquisa, inovação e também contribuir e muito com a assistência no município”, completou o reitor.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh com informações da Ufla.