Operação Curupira combate crimes ambientais em Minas

viaturas de policia ambiental

Nesta quarta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo de Minas lançou a Operação Curupira. 

A iniciativa é conduzida pela Polícia Militar de Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Durante toda a semana, estão sendo realizadas ações especiais de fiscalização ambiental preventivas em todo o estado.

O objetivo principal da operação é promover a conscientização, a educação ambiental e a preservação dos recursos naturais, reprimindo a prática de crimes e infrações ambientais em Minas Gerais. Para isso, estão sendo empenhados 900 policiais militares e fiscais ambientais da Semad.

As áreas de foco incluem o combate ao desmatamento, prevenção de incêndios florestais, intervenções em áreas de preservação permanente e outras situações que possam ocasionar degradação ambiental. Durante as fiscalizações, os agentes contarão com o uso de drones, sistemas de monitoramento remoto e ferramentas de tecnologia.

Além disso, serão montados estandes para realização de palestras, blitze educativas e atendimento de denúncias ambientais. A operação visa informar, instruir e sensibilizar a população sobre a importância de conservar e preservar o meio ambiente.

Os cidadãos receberão instruções sobre os aspectos legais, o uso ambientalmente correto dos recursos naturais e as práticas ilegais que podem contribuir para a extinção e a degradação de espécies.

 As ações da Semana do Meio Ambiente tiveram início no último domingo, 2 de junho, e se estenderão até sábado, 8 de junho, com diversas atividades promovidas pelas regionais de fiscalização em todo o estado de Minas Gerais.


Fonte: Agência Minas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال