Nesta semana, servidoras e servidores de aproximadamente 100 zonas eleitorais de Minas Gerais estão reunidos na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para o último treinamento presencial antes das eleições municipais de 2024.
Essa é a segunda turma do treinamento, com a primeira ocorrendo no início de junho e a terceira agendada para os dias 26 e 28 de junho.
O objetivo desses encontros é capacitar os servidores dos cartórios para as diversas atividades do processo eleitoral. Durante o evento, são realizadas palestras, oficinas e rodas de conversa sobre temas como desinformação, inteligência e ética nas eleições, propaganda eleitoral na internet e impugnação de candidaturas, entre outros. As servidoras e servidores tiveram participação ativa na escolha dos temas e da data do treinamento.
O desembargador Ramom Tácio, presidente do TRE-MG, fez a abertura do encontro da segunda turma. Ele ressaltou a importância dos temas abordados, destacando que “nós temos que zelar para que as irregularidades não contaminem o processo eleitoral. Isso é a nossa obrigação”.
Além disso, o desembargador enfatizou que o curso é um espaço para a troca de ideias, fundamental para o crescimento de todos. Ele usou uma metáfora: se uma pessoa entrega uma laranja a outra, e essa pessoa também entrega uma laranja à primeira, cada uma fica com apenas uma laranja. No entanto, quando compartilham ideias, ambas as pessoas ficam com duas.
“Quando eu vejo o brilho nos olhos de vocês, o nível dos nossos palestrantes difundindo conhecimento para vocês e vocês compartilhando o conhecimento que têm, imaginem só o avanço que nós vamos ter. A intenção do curso é justamente a multiplicação de ideias”, afirmou o presidente Ramom Tácio.
Esse encontro representa o último treinamento presencial para os servidores antes das Eleições 2024. Ainda serão realizadas algumas ações de capacitação a distância.