Estudante pode ser filiado ao INSS

Estudante pode ser filiado ao INSS
Todo aluno maior de 16 anos, sem renda própria, pode contribuir para o INSS e se tornar segurado, com direito a diversos benefícios. Basta se inscrever na categoria de contribuinte facultativo.

Os benefícios, cumpridas as carências exigidas em alguns casos, são aposentadorias por invalidez, por idade, especial e por tempo de contribuição; auxílios acidente e reclusão, salário-família, pensão por morte e salário-maternidade.

Para ter direito a esses benefícios, o segurado deve cumprir um período mínimo de contribuições. É a carência, que no caso das aposentadorias por tempo de contribuição, especial e por idade, é de, no mínimo, 180 contribuições. A carência para o auxílio-doença e para a aposentadoria por invalidez é de 12 meses de contribuições, e no caso do salário-maternidade, é de apenas 10 meses. Os benefícios de auxílio-acidente, salário-família, pensão por morte e auxílio-reclusão não exigem carência.

As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site , pelo PREVFone (0800-728-0191) ou nas Agências da Previdência Social. A contribuição mensal é de 20% sobre um valor que varia entre o salário mínimo (R$ 350,00) e o teto da Previdência Social, hoje no valor de R$ 2.801,82.

16/12/06

Postar um comentário

  1. Eu fiquei desempregado durante 2 anos (2001 e 2002), portanto não contribui para o INSS. Nesse período eu estava com 38 anos de idade e 18 anos de contribuição para o INSS, voltei a estudar nesse período. Pergunta: Será que eu posso pagar esse tempo de contribuição atrasado.
    Att.
    Alexandre
    alexandrereinald@oi.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SEGUNDO MEU CONHECIMENTO O INSS SE DISPONIBILIZA A RECEBER TODA E QUALQUER CONTRIBUIÇÃO QUE NÃO ULTRAPASSE DE (5) CINCO ANOS DE ATRAZO, CORRIGIDOS COM JUROS E MORA.
      A MENOR CONTRIBUIÇÃO A FAZER É DE 20% DO SALÁRIO MÍNIMO, POREM SE NÃO ESTA TRABALHANDO, PROCURE UMA AGENCIA DO INSS, CONTE SEU CASO DE DESEMPREGADO E TROQUE O CÓDIGO DE CONTRIBUIÇÃO DO TRABALHADOR PARA O CÓDIGO CONTRIBUINTE FACULTATIVO, O PERCENTUAL É BEM MENOR, DESCONFIO QUE É DE 11 % S/ O SALÁRIO MÍNIMO.

      Excluir
  2. Prevaleço-me da presente para cumprimenta-los,e na oportunidade fazer meu comentario: uma pessoa estuda quer contrubuir nao tem renda ainda tem que pagar 20% o PT chamado partido dos trabalhadores deveria pensar nisso e redudirz pela metade ou seja 10% logico obriga a pessoa a provar que estuda e não trabalha. grato pela oportunidade de me expressar

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال