Busca e apreensão domiciliar

O jornalista Silva Júnior,autor do blog Comentando Lavras, que escreve sobre os bastidores da política lavrense, foi alvo de uma operação de busca e apreensão na casa dele na manhã desta terça-feira(23), por causa do blog.

Silva Jr. foi surpreendido com a presença de um delegado e agentes da Polícia Civil, dando cumprimento a mandado expedido pelo juiz Célio Silva, da 1ª Vara Criminal da comarca de Lavras.

A ação teria sido motivada por um pedido da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Lavras, para abertura de inquérito contra o jornalista por suposto envolvimento com o desaparecimento de documentos de dentro da prefeitura.

Os documentos, que tiveram suas cópias publicadas por aquele blog, teriam sido extraviados da prefeitura e comprovariam o gasto de dinheiro público com vinhos caros, couvert artísticos para 5 pessoas, jantares que beiram R$ 600 reais e visitas em lojas chiques em SP.

Segundo informou Silva Jr. em seu blog, os agentes estiveram em sua residência à procura, segundo o que previa no mandado judicial, de “...armas, drogas, documentos, itens ilícitos...” e uma autorização para que o computador pessoal fosse apreendido para ser analisado pelo departamento de investigação da polícia civil.

Durante uma hora e meia os agentes teriam vasculhado a residência à procura de algo que pudesse sugerir algum ato ilícito. Ainda segundo o jornalista, nada de irregular teria sido encontrado.

O Lavrense lamenta o ocorrido e manifesta solidariedade ao colega blogueiro. São comportamentos institucionais, como o ocorrido na Busca e Apreensão na residência do jornalista Silva Júnior, que mostram o grau de desvio de finalidade dado às instituições brasileiras.

20/03/10
Postagem Anterior Próxima Postagem