ASPAT e CEDET de Lavras recepcionaram participantes do S-LAROPA V.

No último fim de semana chegaram a Lavras jovens da Eslovaquia, Letônia, Noruega, Brasil, Chile e Uruguai para participarem do intercâmbio S-laropa V. Anualmente, o S-Larope reúne países da União Européia e da América Latina em um intercâmbio de jovens entre 15 e 18 anos, de escolas públicas. Participam do projeto 50 jovens da Eslováquia, Noruega, Letônia, Brasil, Chile e Uruguai.

O 5º S-Larope vai até o dia 29 de outubro. O programa é desenvolvido para facilitar o intercâmbio social para a troca de experiências, convivência nos esportes, danças e atividades recreativas levando a aprendizagem da língua, história, cultura e peculiaridades de cada país.

Dando continuidade ao programa, nesta quinta-feira (21), os jovens viajaram para Poços de Caldas e em seguida para São José dos Campos para conhecerem os CEDET’s e os pontos turísticos dessas cidades. E no sábado dia 30, retornarão para seus países.

No ano de 2004 a ASPAT - Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento– entidade civil filantrópica, responsável pela orientação técnica do CEDET (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento), órgão da Secretaria Municipal de Educação, foi aprovada para participar de um programa em convênio com a União Européia, no grande plano Youth for Europe (Juventude pela Europa), cujo objetivo maior é facilitar o conhecimento e convivência entre grupos de jovens adolescentes dos vários países. O objetivo específico é reunir países da União Européia com países da América Latina no âmbito de um intercambio com jovens entre os 15 e os 18 anos. Fiel aos objetivos do programa, a ASPAT desenvolveu atividades variadas envolvendo alunos dos CEDET’s e das escolas públicas de Lavras, no sentido de dar aos jovens estrangeiros uma visão de Brasil que o turista não tem, e que só pode ser captada na convivência real com nossos jovens, em suas comunidades e suas escolas.

Os jovens ficaram hospedados nas dependências do Recanto Sagrado Coração de Jesus. Durante os 5 dias que ficaram em Lavras, os jovens participaram de atividades lúdicas e esportivas, conheceram a Universidade Federal de Lavras e pontos turísticos de nossa cidade. Na quarta-feira foram recepcionados pela senhora Lucia Andrade no Centro Cultural Olimpio Andrade, localizado na Fazenda Barreiro no município de Carrancas.

20/10/10

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال