Servidores da prefeitura de Lavras angustiados com atraso no pagamento

O Lavrense
Ano novo, vida velha. Os servidores municipais de Lavras vêm amargando, há vários meses, com atrasos no pagamento dos salários, sem que haja qualquer consequência para os gestores públicos. Alegando diminuição dos repasses federais e queda nas receitas, a administração municipal iniciou o ano atrasando o pagamento referente a dezembro.

A situação deixa muitos servidores à beira de um ataque de nervos. Afinal, todos tem contas a pagar e os credores não perdoam juros e multas, por esse motivo, o prejuízo é grande. Por falta de pagamento em dia, muitos são obrigados a tomar empréstimos e contrair dívidas que descontrolam toda a vida financeira familiar.

Nesta terça-feira (17), durante entrevista coletiva na sede da prefeitura, o assessor jurídico do município, Dr. Hélio Ribeiro, apresentou dados que revelam que a administração do prefeito José Cherem, que tomou posse no dia 1º,  herdou do seu antecessor, Silas Pereira (do PMDB), uma dívida de mais de 6 milhões de reais em salários atrasados, além de outros R$ 7,3 milhões com o Lavrasprev, o instituto previdenciário dos funcionários municipais.

Para equilibrar as finanças, o novo prefeito decidiu adotar várias medidas administrativas para racionalização, controle orçamentário e contenção de despesas.  Segundo Hélio Ribeiro, o pagamento dos servidores municipais deve sair na semana que vem. A expectativa é de que os depósitos nas contas dos servidores ocorram, "no mais tardar",  na próxima segunda-feira, dia 23. Ainda segundo Ribeiro, a partir de agora, não haverá mais escalonamento de salários.

O LavrenseA administração já refez a perspectiva de arrecadação para janeiro e, no mais tardar até o dia 23, nós já vamos fazer o pagamento dos servidores que estão sem receber. E esse mês de dezembro que ficou atrasado, nós vamos negociar”, disse.

Pagamento de salários atrasados
“Nós vamos procurar, num curto espaço de tempo, construir uma agenda neste sentido (pagar os atrasados). Por enquanto isso não foi possível. Mas a nossa meta é, todo final de mês, a gente acertar com o servidor e esse atrasado aí a gente pretende conversar com os servidores para que eles nos entendam e possam verificar a seriedade da nossa administração, que depende deles. A administração não é feita pelo prefeito, pelo secretário, depende dos servidores. São os servidores que tocam a administração. Nós estamos aqui de passagem. São os servidores que são responsáveis por isso e eles não podem ser penalizados. Nós entendemos a situação de cada um mas vamos fazer o possível para sanar isso num curto espaço de tempo”.

Na última segunda-feira (16), a Prefeitura de Lavras retomou o atendimento à população, após duas semanas de atividades suspensas e em meio à publicação de um decreto que declara de calamidade pública a situação administrativa e financeira do município. Segundo o documento, assinado pelo prefeito José Cherem (PSD), falta dinheiro em caixa para manter, inclusive, a contratação de serviços essenciais.

 ■ Leia também:

Prefeitura de Lavras realiza Processo Seletivo Simplificado na área de Educação
A prefeitura de Lavras anunciou a abertura de inscrições para o Processo Seletivo da Secretaria de Educação. São 137 vagas temporárias.
CPF já pode ser atualizado no site da Receita Federal
A Receita Federal lançou um serviço que permitirá a atualização de dados cadastrais no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet.

18/01/17

Postar um comentário

  1. É assim fica dificil...

    ResponderExcluir
  2. Ronilson Maia19/1/17 13:54

    Senti "bambeza" nesse prefeito...rs O Silas que era ruim pra caramba a essa altura ja tinha pago pelo menos a galera que ganha menos.

    ResponderExcluir
  3. Esse sô zé II num tá com nada

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/2/17 16:42

    è uma situação no mínimo inusitada, se tinha dinheiro pra pagar 1 mês, porque não pagou a folha de Dezembro...???? Mas infelizmente optaram por adiantar a folha que seria paga em fevereiro e pagou os que trabalharam 20 dias...já passamos por alguns prefeitos ruins, mais nenhum tão desastroso como esse começo...é lamentável.

    ResponderExcluir
  5. DISCORDO deste comentario.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال