Federal de Lavras e ANA firmam acordo para criação de sistema de dados hidrológicos

Federal de Lavras e ANA firmam acordo para criação de sistema de dados hidrológicos

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) firmou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Agência Nacional de Águas (ANA), com o objetivo de estabelecer compromisso de cooperação institucional para a criação de um sistema de dados hidrológicos unificado, que abranja informações dos setores usuários.

No âmbito do ACT, celebrado na terça-feira (17), a ANA e a UFLA buscarão soluções de gestão, armazenamento, análise, disponibilização e publicação de dados. Pelo acordo, firmado entre os diretores da ANA e o reitor da UFLA, José Roberto Scolforo, a parceria técnica visa a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de tecnologia da informação, para culminar nessa base de dados centralizada.

“O objetivo dessa busca de parcerias é criar soluções de caráter inovador nos processos de gestão de dados hidrológicos, de regulação e fiscalização de usos de recursos hídricos, de segurança de barragens, de eventos críticos e de planejamento dos usos da água, que contribuam para melhorar a gestão hídrica no Brasil todo”, afirmou o diretor da ANA Marcelo Cruz, após a assinatura.

O acordo terá vigência de cinco anos, período no qual a UFLA e a ANA estabelecerão os requisitos do novo sistema, as tecnologias a serem empregadas, as funcionalidades oferecidas. O planejamento desses passos será a peça central que irá nortear a cooperação, assim como os instrumentos de repasse financeiro e seus produtos específicos, compondo a primeira meta tangível do Acordo.

“A solução tecnológica a ser criada deve prover uma nova base de dados central e incorporar novas variáveis, como qualidade da água e dados fornecidos pelos setores regulados pela ANA. Esperamos ainda que, com isso, a sociedade brasileira tenha acesso a cada vez mais dados, de qualidade, e que o envio de informações para alimentar o sistema seja seguro e ágil”, afirmou Cruz.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال