Adubação Racional é tema do Circuito de Tecnologia Coopercam

Foto:Divulgação/Coopercam

A edição 2020 do Circuito de Tecnologia Coopercam, realizado nos dias 11 e 12 de março, abordou um assunto importante para os cafeicultores: adubação racional. Para falar sobre o assunto aos cooperados, uma sumidade quando se trata de café: o pesquisador José Braz Matiello.

A adubação é uma etapa importante para uma boa produção cafeeira e se, além de melhorar a qualidade, o produtor conseguir diminuir os custos, melhor ainda. Pois, de forma geral, foram esses os tópicos abordados pelo pesquisador da Fundação Procafé e do MAPA. Autor de inúmeros artigos científicos, Matiello também desenvolveu novas variedades de café. Seu trabalho de 50 anos o tornou uma das maiores referências de café do mundo.



“Os associados Coopercam puderam aprender muito sobre adubação racional, pois os conhecimentos repassados por Matiello deixaram claro que, com esse processo, é possível aumentar a qualidade da lavoura e diminuir os custos da produção. Sem dúvida, foram conhecimentos muito bem aproveitados por todos que participaram do Circuito de Tecnologia 2020”, comenta André Luis Silveira Oliveira, do Departamento Técnico da Coopercam.



Durante a palestra, o pesquisador deixou claro que a racionalização da adubação é umadas práticas mais importantes na lavoura cafeeira, pois influencia diretamente a produtividade e, por ser significativa, também sobre o custo de produção, pois representa cerca de 20% das despesas anuais com custeio da lavoura.

Para o cooperado Marcelo Garcia Miranda, o Circuito de Tecnologia Coopercam foi excelente e uma grande oportunidade para adquirir mais conhecimentos. “Sou cooperado há bastante tempo e é sempre bom quando a Coopercam realiza eventos que ajudam o produtor rural. A palestra com Matiello foi muito satisfatória, ainda mais pra mim, que confio muito no que ele diz. Fiquei muito contente em ouvir uma grande referência do café ministrar um assunto importante e com conteúdo forte. A explicação dele é ótima e não deixa ninguém com dúvidas”.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال