Plantão Digital é implementado em Lavras

Plantão Digital é implementado em Lavras

As delegacias regionais em Lavras e Varginha são as novas integrantes do projeto Plantão Digital da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Nesta terça-feira (16), o Chefe Adjunto da PCMG, Delegado-Geral Joaquim Francisco Neto e Silva, e a Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária, Delegada-Geral Ana Cláudia Oliveira Perry, foram até as duas unidades e efetivaram a ampliação do projeto, dialogando com as equipes locais e recebendo sugestões. 

Acompanharam a visita o Chefe do 6º Departamento de Polícia em Lavras, Delegado-Geral Pedro Paulo Uchoa Fonseca Marques e o Coordenador de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), Delegado Breno Azevedo de Carvalho.

O projeto Plantão Digital teve início em fevereiro deste ano, nas delegacias regionais de Nova Lima e Barreiro. Após realizados os testes preliminares e com o aperfeiçoamento do sistema, foi possível dar início à segunda fase do projeto: a sua interiorização. No dia 2 de junho, o Projeto foi ampliado para as regionais em Caratinga e Manhuaçu, sendo uma solicitação dos gestores destas unidades. O mesmo ocorreu no âmbito do Departamento de Polícia em Lavras.

 “As delegacias regionais em Lavras e Varginha nos procuraram demonstrando bastante interesse na implantação do projeto aqui, uma vez que já havia sido implantando com sucesso em Nova Lima e Barreiro. Foi então que efetivamos nossa solicitação à nossa chefia superior”, explica o Chefe do Departamento, Delegado-Geral Pedro Marques.

Primeira experiência

Em Lavras, após a implantação do sistema nas duas regionais, a expectativa era pela realização do primeiro Plantão Digital, o que ocorreu na madrugada de quarta-feira (17), conduzido pelo Delegado Alexandre Rezende Vieira. 


“Estamos de braços abertos a essa inovação, que vai permitir maior agilidade aos procedimento flagranciais das delegacias de Lavras e Varginha. Temos um sentimento de tranquilidade para lidar com a ferramenta, pois já vínhamos fazendo testes com o sistema durante a semana. Problemas podem surgir, por ser uma sistema novo, mas estamos preparados para enfrentá-los”, afirma o delegado Alexandre Vieira.


O Delegado Regional em Lavras, Josias Moreira Giffoni, comemorou a chegada do Plantão Digital à unidade. Segundo ele, o projeto visa trazer uma solução para um dos maiores problemas da Instituição que é o número reduzido de policiais em determinadas áreas. “O projeto chegou em boa hora, pois um dos maiores problemas que temos nas delegacias hoje são a quantidade de plantões comparados ao número de policiais. Vamos aproximar a Polícia Civil das tecnologias hoje disponíveis, que inclusive estão sendo utilizadas por outros órgãos, e vamos conseguir reduzir a quantidade de plantões de alguns servidores”, afirma.

O Projeto

O Plantão Digital possibilita a realização de autos de prisão em flagrante por meio de videoconferência entre os policiais e envolvidos em ocorrências criminais, com maior rapidez dos procedimentos, ausência de deslocamentos que passam a ser desnecessários e com economia para o estado.

Desde a inauguração em Belo Horizonte e Nova Lima, o projeto piloto foi regulamentado pela Resolução nº 8.133, assinada pelo Chefe da Polícia Civil, que instituiu, em caráter experimental, o Plantão Digital, por videoconferência, na Delegacia Regional de Polícia Civil de Nova Lima e na Deplan III do Barreiro/Belo Horizonte.

O projeto é um dos prioritários para a PCMG e é acompanhado, mensalmente, pelo Governador Romeu Zema.   

 * Com informações da Ascom PCMG                                             

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال