UFLA inaugura laboratório para análise de testes de coronavírus

UFLA inaugura laboratório para análise de testes de coronavírus

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) inaugurou nesta quarta-feira (14) um laboratório para análise de testes de coronavírus . O local recebeu equipamentos de última geração para ajudar no diagnóstico da Covid-19.

O novo laboratório, chamado LabCovid, irá realizar testes de biologia molecular em um primeiro momento para enfrentamento da doença. A previsão, no entanto, é que toda a estrutura seja utilizada mesmo no período pós-pandemia, para diagnóstico de outras endemias, como dengue, zyca, leishmaniose e febre amarela.

O local será credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e deve acelerar o fluxo de diagnósticos de casos de coronavírus.


“Um laboratório altamente tecnológico foi todo estruturado, com todos os equipamentos novos, a partir de um termo de execução descentralizada do Ministério da Educação para enfrentamento à Covid-19”, explicou a coordenadora do laboratório e pró-reitora de pesquisa da Ufla, Joziana Barçante.


O teste molecular TR-PCR, feito a partir da coleta de material no nariz, será analisado no local. O tipo faz a detecção do material genético do vírus na amostra. “Pode ser feita a análise desse material genético também no ambiente, então coleta de material em ambientes hospitalares, em ambientes de Saúde, para avaliar o risco de contaminação”.

A princípio, as análises serão concentradas na região de Lavras, mas o objetivo é ajudar a agilizar o diagnóstico também em todo o estado. “Então vai ser um laboratório de referência para o diagnóstico, para o sistema único de saúde, e que também pode se prestar a fins de pesquisa em função de todo o aparato tecnológico que a gente vai ter aqui”, explicou Joziana.

A coordenadora ainda explicou que o local não fará atendimento direto ao público. Os testes virão de pacientes atendidos no sistema de Saúde, que serão encaminhados para a coleta do material e apenas a amostra é encaminhada.

As equipes foram treinadas durante uma semana. Todos também foram testados para a Covid-19, além de servidores da prefeitura e da universidade.


Fonte: G1

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال