Usina do Funil realizará testes nas sirenes dos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho

Ação é preventiva e a população não precisará deixar suas casas

Usina do Funil realizará testes nas sirenes dos municípios de Lavras e Ribeirão Vermelho
Usina Hidrelétrica de Funil - Foto: divulgação

Entre os dias 28 e 30 de outubro, os moradores dos municípios de Ribeirão Vermelho e bairro Niterói, em Lavras, irão ouvir os testes das sirenes realizada pela Usina Hidrelétrica Engenheiro José Mendes Júnior, mais conhecida como Usina do Funil. Trata-se de uma ação preventiva relacionada ao Plano de Ação de Emergência (PAE) da usina. 

A população que escutar as sirenes não precisará se deslocar para pontos de apoio para não causar aglomeração. Os testes das sirenes ocorrerão no período diurno, manhã ou tarde. Nos dias 28 e 29, as sirenes serão testadas separadamente. Já no dia 30, os testes ocorrerão em todas ao mesmo tempo. 

O coordenador da UHE Funil, Willian Rosa, ressalta que o teste é apenas uma ação preventiva que deve ser realizada regularmente. 


“Diferentemente do ano passado, este ano é apenas um teste nas sirenes e a população não precisará sair de suas casas. É importante ressaltar que a Usina de Funil atende plenamente aos fatores de segurança previstos na legislação e segue em situação normal de estabilidade, estando classificada como de baixo risco, conforme Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”, salienta Willian.  


Nas proximidades da UHE Funil, zona rural e, bairro Niterói de Lavras, estão instaladas seis sirenes. E na cidade de Ribeirão Vermelho contém cinco. 


Plano de Ação de Emergência (PAE)


O PAE é um documento que contém as diretrizes de como a Aliança Energia deve agir em uma situação de emergência. Os municípios localizados abaixo das barragens já possuem um sistema de alerta de prevenção contendo sirenes, placas de rota de fuga e pontos de encontro.


Simulado de evacuação


No ano passado, a Usina Hidrelétrica de Funil realizou simulado de evacuação com os moradores das cidades dos municípios de Ribeirão Vermelho e bairro Niterói, em Lavras. O objetivo foi testar o sistema de alerta local e treinar a população sobre como agir em caso de emergência.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال