A finalidade é verificar a presença do vírus em pessoas assintomáticas.
“O importante neste momento é garantir o diagnóstico precoce, que é uma das formas mais eficientes de se evitar a circulação do vírus na população. Além disso, ele é fundamental para se conseguir isolar principalmente pessoas assintomáticas, sem suspeita clínica da infecção, entre os profissionais da saúde e os militares que atuam na segurança da população”, esclarece a pró-reitora de pesquisa e coordenadora do LabCovid, professora Joziana Muniz de Paiva Barçante.
Caso alguém teste positivo, a orientação é que haja o isolamento da pessoa infectada por 14 dias ou mais para evitar novas transmissões.
LabCovid
O laboratório de diagnóstico molecular para o enfrentamento à doença é credenciado à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e também realiza diagnósticos de forma independente com pesquisa, extensão e assistência. Sediado no Departamento de Ciências da Saúde (DSA) da UFLA, o LabCovid é um dos contemplados com os recursos obtidos pela Universidade em Termo de Execução Descentralizada (TED) com o Ministério da Educação (MEC) para o desenvolvimento de ações de enfrentamento à Covid-19. Desde outubro, já testou mais de 1.500 pessoas.
Para que o LabCovid fosse concluído, muitos departamentos, setores, docentes e técnicos-administrativos da UFLA se envolveram no processo:
Departamentos: Fitopatologia; Agronomia; Biologia; Veterinária; Saúde.
Pró-reitorias: Proplag; Proinfra; Procuradoria Federal.
Fonte: Ascom UFLA