Receita Federal e Unilavras inauguram Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

Receita Federal  e Unilavras inauguram Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal

A Receita Federal e a Unilavras inauguram o primeiro NAF em faculdade de Ciências Contábeis a distância do país na sexta-feira, dia 18 de junho de 2021, às 8 horas, na Unilavras - Rua Padre José Poggel, 506 - Bairro Padre Dehon.

O novo NAF é vinculada ao curso a distância de Ciências Contábeis da Unilavras.

Estarão presentes na inauguração o delegado adjunto da Receita Federal em Varginha e coordenador dos NAF do Sul de Minas, auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha; o analista tributário e chefe da agência de Lavras, Marco Aurélio Pereira do Nascimento; o assistente técnico administrativo, Rafael de Souza Silveira; o pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Marcelo Ferreira Viana e a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Luíza Monique de Castro Faria. Também participam do evento representantes da Secretaria Municipal de Educação e do SEBRAE.

O delegado Adjunto da Receita Federal em Varginha e coordenador dos NAF no Sul de Minas auditor-fiscal Henrique Viegas Cunha explica a importância dessa inauguração. 

"O NAF em faculdade a distância é uma nova iniciativa que surge com a disseminação dos canais de atendimento virtual e é impulsionada também pela realidade imposta pela pandemia. Verificou-se que é possível basear o NAF também em atendimentos digitais. Dessa forma abre-se mais um canal para atendimento da população. Estamos muito otimistas e esperamos que renda muitos frutos para todos." 

Sobre o NAF 

O Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) é uma parceria da Receita Federal do Brasil (RFB) com as Instituições de Ensino Superior (IES), que visa disponibilizar orientação tributária e fiscal pelos estudantes universitários a pessoas físicas de baixa renda, bem como a microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Constitui-se também como importante elemento da prática profissional para os alunos de ciências contábeis e comércio exterior.  

Henrique Viegas destaca que "Os acordos da Receita Federal com as instituições de ensino que formalizam os NAF permitem a democratização dos serviços para toda a população, em especial para a população mais carente. Há ganho para a instituição de ensino ao disseminar a educação fiscal; para os alunos, que alinham seus conhecimentos teóricos com a prática efetiva no atendimento à população e para a Receita Federal porque otimiza o nosso trabalho e dá maior capilaridade para os nossos serviços; e principalmente, para a sociedade, que consegue receber uma instrução adequada para fazer seus requerimentos perante a Receita Federal."

No Sul de Minas todas as instituições de ensino que possuem curso de Ciências Contábeis também possuem NAF. Em 2020, os NAF do Sul de Minas realizaram 82.492 atendimentos, o que corresponde a 55% do total de atendimentos realizados pelo NAF em todo o país. 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال