LabCovid/UFLA amplia o número de municípios atendidos

O Laboratório de diagnóstico molecular da Covid-19 da Universidade Federal de Lavras (LabCovid UFLA) a partir deste ano passa a atender mais 12 municípios mineiros: Carmo de Minas, Conceição do Rio Verde, Cristina, Dom Viçoso, Itamonte, Itanhandu, Jesuânia, Lambari, Passa Quatro, São Sebastião do Rio Verde, Soledade e  Virgínia. O LabCovid receberá as amostras de 31 municípios, no total.

Os exames do tipo RT-PCR são realizados por meio do fluxo de atendimento da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)) relativo ao credenciamento do LabCovid à Fundação Ezequiel Dias (Funed). 

A inclusão de novas cidades no fluxo do LabCovid UFLA, facilita a logística de atendimento no Estado, contribuindo para o cenário de enfrentamento à Covid-19. Devido à parceria, a SES-MG garante insumos e reagentes para a realização dos testes. Outro fator importante, em decorrência da sazonalidade da doença, é que o Laboratório não define mais cotas para a realização de exames por cidade, deixando à disposição a capacidade técnica máxima para realização dos diagnósticos.

Além de todas essas cidades atendidas, o Laboratório também recebe amostras do ambulatório da UFLA, proveniente de pessoas que possuem algum tipo de vínculo com a Universidade, dentro dos critérios de testagem do Estado, preconizados no Manual de Diagnóstico da Covid-19 (versão 5). 


Aumento de casos positivos para Covid-19


Essa nova abrangência ocorre em um momento de extrema importância para os municípios, pois tem-se verificado, tanto a nível municipal e estadual, quanto nacional, aumento de casos positivos para Sars-CoV-2. O LabCovid/UFLA registrou aumento no número de amostras analisadas e de casos positivos na primeira semana de 2022, muito provavelmente devido à presença da variante ômicron. Foram processadas mais de 370 amostras na primeira semana do ano, e os casos positivos superam o dobro da soma de casos dos dois últimos meses de 2021.

O coordenador-geral do LabCovid UFLA, professor Bruno Del Bianco Borges, ressalta que diante do atual cenário epidemiológico, as medidas preventivas devem-se manter, como o correto uso de máscaras, a higiene das mãos e o distanciamento recomendado, pois o momento é de cautela e responsabilidade. Além disso,

“Os recursos públicos investidos para estruturação e manutenção do Laboratório estão sendo devolvidos diretamente à população, na forma de prestação de serviço de alta qualidade para o diagnóstico molecular de um dos maiores problemas de saúde pública enfrentados no último século”, ressalta Bruno Del Bianco Borges.      


Atualmente, esse é o único laboratório público que realiza testes RT-PCR pelo SUS, no Sul de Minas Gerais. 


Confira a lista atualizada de cidades atendidas pelo LabCovid UFLA:

Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Carmo de Minas, Carrancas, Carvalhos, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Cruzília, Cristina,  Dom Viçoso, Ijaci, Ingaí, Itamonte, Itanhandu, Itumirim, Itutinga, Jesuânia, Lambari, Lavras, Luminárias, Minduri, Nepomuceno, Passa Quatro, Perdões, Ribeirão Vermelho, São Sebastião do Rio Verde, Seritinga, Serranos, Soledade e Virgínia.


Fonte: Ascom UFLA

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال