Mais de 9 mil declarações de Imposto de Renda estão com pendências no Sul de Minas

Mais de 9 mil declarações de Imposto de Renda estão com pendências no Sul de Minas

Entre março e setembro de 2022, a Receita Federal no Sul de Minas recebeu 452.506 declarações do Imposto de Renda de Pessoas Físicas 2022, ano-base 2021. Destas, 9.395 declarações apresentaram pendências e foram retidas em malha fiscal.  

Esse número representa 2,1% do total de documentos entregues. São 7.468 declarações com Imposto a Restituir (IAR), representando 79,5% do total em malha; 1.706 declarações, ou 18,2% do total em malha, com Imposto a Pagar (IAP) e 221, com saldo zero, representando 2,4% do total em malha.  

As principais pendências apresentadas são:  

43,9% - Omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); 

22,2% - Deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas); 

24,4% - Divergências no valor de Imposto de Renda Retido na Fonte entre o que consta em Dirf  e o que foi declarado pela pessoa física, falta de informação do beneficiário em Dirf, entre outros. 

9,5% são motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ ou imposto complementar. 


Projeto Cartas 2022 


Durante o mês de setembro a Receita Federal está emitindo 444 mil correspondências para contribuintes com declarações na malha fina. 41.056 destas correspondências são para contribuintes de Minas Gerais. O objetivo é avisar aos contribuintes que a declaração apresenta pendências. Em caso de erro, o contribuinte pode providenciar a sua correção, apresentando declaração retificadora. 


Atenção! 


A Receita Federal não notifica sobre pendências na declaração de Imposto de Renda por e-mail. Se houver dúvidas sobre a situação de sua declaração, consulte sempre pelo site oficial: Receita Federal (Período Eleitoral) — Português (Brasil) (www.gov.br).  


Como verificar se sua declaração está com pendências? 


Para verificar se sua declaração em malha fiscal, acesse o site da Receita Federal e entre no E-CAC. Escolha a opção Extrato de DIRPF. Assim será possível saber se a declaração apresentou pendência e como corrigir.  

O E-CAC pode ser acessado com código de acesso ou com a senha gov.br. 

O último lote de restituição do Imposto de Renda será pago em 30 de setembro.  Para verificar se sua restituição será creditada no dia 30, acesse o site da Receita Federal> Consultar Restituição de Imposto de Renda. Se sua restituição não estiver prevista, provavelmente sua declaração está em malha. 


Fonte: Ascom Receita Federal


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال