Mesários farão inspeção padrão nas urnas e cabines no dia da eleição

Mesários farão inspeção padrão nas urnas e cabines no dia da eleição

A inspeção da urna eletrônica e da cabine de votação por parte das mesárias e dos mesários é um procedimento padrão no dia das eleições e que ocorrerá este ano nas 496.856 seções eleitorais no Brasil e no exterior. O objetivo é verificar se elas estão em ordem.

O procedimento faz parte da rotina de mesárias e mesários e visa verificar se foram esquecidos sobre a urna ou dentro da cabine de votação algum objeto, anotação ou “santinho” dos candidatos que possam influenciar o voto da eleitora ou do eleitor, ou quebrar o sigilo do voto.

Nas Eleições Gerais de 2022, o terminal do mesário passará a emitir, ao longo do dia de votação, um lembrete, em forma de mensagem de texto, acompanhado de um aviso sonoro. Cabe ao presidente da seção anunciar, em voz alta, que realizará a inspeção e convidar os fiscais ou mesários presentes para acompanhá-lo.

As inspeções são rápidas e ocorrem durante o horário de votação, das 8h às 17h, em momentos em que não houver eleitor votando.


Como funcionam as seções eleitorais?


Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um deles tem uma função específica: presidente, primeiro mesário, segundo mesário e secretário. Para conhecer as atribuições de cada cargo, é preciso realizar o treinamento pelo App Mesário, disponível para download na Google Play e na App Store ou pelo Portal de Educação a Distância do TSE.

A Justiça Eleitoral contará com quase 1,8 milhão de mesários nomeados para trabalhar das Eleições Gerais de 2022, nos dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno). Em Minas Gerais, são cerca de 196 mil, sendo 60% deles voluntários.


Fonte: Ascom TRE-MG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال