Foto: Gil Leonardi/Imprensa MG |
O candidato Romeu Zema (Novo), atual governador, venceu a disputa ao governo de Minas Gerais. Com 100% das urnas apuradas, ele obteve 56,18% dos votos, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre Kalil, do PSD, ficou com 35,08%.
Após a confirmação da vitória em 1º turno, Zema concedeu entrevista coletiva no comitê de campanha, de Belo Horizonte, onde apoiadores se reuniram.
"Para mim, é uma satisfação enorme ter recebido agora há pouco os dados que indicam a nossa eleição para o segundo governo em Minas Gerais. Isso demonstra que o mineiro tem aprovado a nossa gestão e está satisfeito com os avanços do estado. A nossa proposta para esse segundo governo é exatamente essa: continuarmos levando adiante aquilo que nós iniciamos", afirmou o governador.
Ele disse que pretende ampliar a reforma de escolas e estradas, concluir as obras de hospitais regionais e melhorar a segurança do estado.
Romeu Zema concorria à reeleição ao governo de Minas pela coligação PP/Podemos/Solidariedade/Patriota/ Avante/PMN/AGIR/DC/MDB/Novo. Formado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (FGV), é empresário de 57 anos. Sua primeira disputa eleitoral foi ao governo do estado em 2018. O vice na chapa é o Professor Mateus, 41 anos.
O ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, que deixou a prefeitura para concorrer ao governo do estado faz parte da coligação PSD, PSB e Federação Brasil Esperança composta por PT, PCdoB e PV. É empresário de 63 anos. Já concorreu a deputado federal. O vice na chapa é o deputado estadual André Quintão.
Confira o resultado com 100% das urnas apuradas:
Zema (Novo): 56,18%
Kalil (PSD): 35,08%
Carlos Viana (PL): 7,23%
Marcus Pestana (PSDB): 0,56%
Lorene Figueiredo (PSOL): 0,41%
Cabo Tristão (PMB): 0,15%
Indira Xavier (UP): 0,14%
Renata Regina (PCB): 0,12%
Vanessa Portugal (PSTU): 0,11%
Lourdes Francisco (PCO): 0,02%
Fonte: G1