Zonas eleitorais começam a preparar urnas para o 2º turno

Zonas eleitorais começam a preparar urnas para o 2º turno

As 55.567 urnas que serão utilizadas no 2º turno das Eleições 2022 em Minas Gerais começaram a ser preparadas nesta quinta-feira (20). Servidoras e servidores das 304 zonas eleitorais de Minas Gerais, servidores cedidos por outros órgãos públicos e técnicos de apoio contratados pelo TRE-MG estão trabalhando nessa atividade, essencial para garantir que os mais de 16 milhões de mineiros possam exercer o direito ao voto.

O sistema de votação e os dados das eleitoras e eleitores, inseridos nas urnas para o 1º turno, permanecem nos equipamentos e não precisam ser substituídos. Para o 2º turno, são inseridos os dados das duas chapas que concorrem à Presidência da República e também uma nova mídia de resultados, onde serão gravados os votos registrados em cada urna.

Após a carga, são feitos testes de funcionamento: teclado, vídeo, áudio, impressora e sistemas. Algumas urnas são selecionadas para serem submetidas a uma votação simulada, com os candidatos reais. É uma auditoria para checar que tudo está funcionando direitinho.

Por último, as urnas são lacradas, o que garante que os equipamentos ficarão invioláveis até o dia da votação. Todo esse procedimento é supervisionado por juízas e juízes eleitorais e acompanhado por diversas entidades fiscalizadoras, como o Ministério Público, partidos políticos, Ministério da Defesa e missões de observação credenciadas pelo TSE, entre outras.

Todas as urnas eletrônicas a serem utilizadas em Minas Gerais ficarão armazenadas em locais com vigilância 24h. Elas serão distribuídas para os locais de votação na véspera ou na madrugada do dia da eleição.


Fonte: TRE-MG

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem

نموذج الاتصال