A Receita Federal e a UFLA inauguram, nesta sexta-feira, dia 12 de maio, o NAF Núcleo de Apoio Fiscal em Lavras. A inauguração acontece na sala onde funcionará o NAF, no Departamento de Direito (Avenida Sul) do Campus da UFLA.
O Núcleo de Apoio Fiscal – NAF – é uma parceria da Receita Federal com as Instituições de Ensino Superior que tem o objetivo de oferecer serviços contábeis e fiscais gratuitos para a pessoas físicas de baixa renda, para microempresas, microempreendedores individuais e para entidades sem fins lucrativos.
Estarão presentes na cerimônia de inauguração o delegado da Receita Federal em Varginha auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa, a chefe da agência da Receita Federal em Lavras Ana Carolina Rodrigues Carvalho e o representante de Cidadania Fiscal analista tributário Sérgio Antônio da Silva e os representantes da UFLA.
O delegado da Receita Federal Eduardo Antônio Costa ressalta a importância na inauguração do NAF
“O Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a RF e a UFLA vai propiciar aos alunos e professores o acesso a uma qualificação profissional diferenciada, através de treinamentos presenciais e à distância, ofertados pelos instrutores da própria Receita e, também, de órgãos parceiros do projeto. Assim, os alunos poderão realizar atendimentos à população carente e ao microempreendedor individual (MEI), visando colocar em prática, em prol da sociedade, o conhecimento adquirido. Reforçamos que o principal objetivo do NAF é contribuir para a melhor formação do acadêmico e prover a comunidade um atendimento na área tributária, fiscal e, também, no comércio internacional, no caso específico do Microempreendedor Individual (MEI). Por isso, é necessário alinhar teoria e prática na formação profissional, buscando sempre capacitar este estudante para o mercado de trabalho”.
Para a coordenadora do NAF na UFLA, professora Juciara Nunes de Alcântara, da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), o NAF é uma iniciativa que contribui para o ensino, a pesquisa e a extensão, oferecendo benefícios para os estudantes, a comunidade regional e a faculdade que o abriga.
“A participação no projeto pode ser considerada uma atividade de extensão, já que os serviços oferecidos beneficiam a comunidade local. É também uma oportunidade para pesquisa, uma vez que os serviços prestados atraem perfis de profissionais e empresas que buscam soluções para questões fiscais. Na perspectiva ao ensino, ao participar do projeto, os estudantes têm a chance de aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, além de terem contato com situações reais do mercado e com o público em geral, e desenvolverem habilidades como trabalho em equipe, liderança, comunicação e empreendedorismo”, destaca Juciara Nunes de Alcântara.
Sobre o NAF
Com o Núcleo de Apoio Fiscal, por meio da cooperação mútua, os futuros profissionais contábeis são qualificados e os contribuintes hipossuficientes têm acesso aos serviços fiscais. Além de desenvolver a moral tributária e a cidadania. A UFLA oferece um espaço em suas instalações onde os alunos dos cursos de (curso ligado ao NAF) capacitados em cursos ministrados pela Receita Federal, prestam atendimento à sociedade. A proposta do projeto é levar cidadania às comunidades e treinamento diferenciado aos estudantes, valorizando o conhecimento fiscal por meio da prática.
Fonte: Ascom Receita Federal