Receita Federal inaugura Ponto de Atendimento Virtual em Itumirim

Receita Federal inaugura Ponto de Atendimento Virtual em Itumirim
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

A Receita Federal e a Prefeitura de Itumirim inauguram, no dia 19 de junho, às 10h, o Ponto de Atendimento Virtual - PAV de Minas Gerais. A inauguração acontece na Praça dos Três Poderes, 160, na sede da Prefeitura Municipal.

O PAV é uma iniciativa da Receita Federal em parceria com os municípios que busca oferecer atendimento aos cidadãos em sua própria cidade, sem que precisem se deslocar até as agências e centros de atendimento ao contribuinte da Receita Federal em outros municípios.

Em Itumirim, o PAV funcionará Praça dos Três Poderes, 160, na sede da Prefeitura Municipal, disponibilizando serviços como: CPF (inscrição, regularização, alteração), pesquisa de situação fiscal, informações sobre ITR (imposto territorial rural) e Imposto de Renda da Pessoa Física, entre outros.

Em 2022, os PAV de Minas Gerais realizaram 97.758 atendimentos. Somente no Sul de Minas há 78 PAV em funcionamento. Foram 14.686 atendimentos em 2022, uma economia estimada de R$653.886,70 para os contribuintes (considerando valores médios de deslocamento até a unidade da Receita Federal mais próxima). Somando-se às agências e CAC, 87% da população do Sul de Minas possui atendimento presencial da Receita Federal em sua própria cidade.


"Estamos disponibilizando o atendimento da Receita Federal no PAV, evitando que os cidadãos precisem se deslocar até a agência de Lavras para serem atendidos. Nosso foco é atender toda a sociedade, mas em relação ao PAV, a principal beneficiada é a população de baixa renda de Itumirim" - disse o delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa.


Estarão presentes na inauguração pela Receita Federal o Delegado da Receita Federal no Sul de Minas auditor-fiscal Eduardo Antônio Costa e a chefe da agência da Receita Federal de Lavras, Ana Carolina Rodrigues Carvalho. Também estará presente o Prefeito de Itumirim, Carlos Alberto Nascimento e outras autoridades locais.


Como funciona o PAV? 


O objetivo do PAV é aumentar a capacidade de atendimento local da Receita Federal; disponibilizar nas prefeituras, o acesso a várias opções de serviços e facilitar o acesso dos contribuintes. No PAV há atendimentos de diversos serviços como: regularização, alteração e inscrição de CPF, orientações sobre Imposto de Renda, ITR (Imposto Territorial Rural), construção civil, pesquisa de situação fiscal e cadastral dos contribuintes entre outros.

O atendimento é realizado por um servidor da Prefeitura que avalia as solicitações do contribuinte, presta as orientações e caso seja necessário, encaminha os documentos, por processo digital, para que a Receita Federal conclua o atendimento.

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